- Introdução
A síndrome hepatorrenal (SHRsíndrome hepatorrenal) é uma complicação grave em pacientes com cirrose hepática descompensada em ascite, caracterizada pela piora da função renal, de forma aguda ou crônica. Ocorre como evento secundário a alterações hemodinâmicas intrínsecas relacionadas à vasodilatação sistêmica e esplâncnica, consequência da progressão da hipertensão portal.
O diagnóstico correto da SHRsíndrome hepatorrenal e a rápida instituição do tratamento são fundamentais para maior chance de recuperação da função renal e para melhor prognóstico, tendo em vista o aumento importante do risco de morte. Neste artigo, apresenta-se uma discussão sobre a fisiopatologia, o diagnóstico, o diagnóstico diferencial e o manejo das alterações renais nos pacientes cirróticos.
Nota da Editora: os medicamentos que estiverem com um asterisco (*) ao lado estão detalhados no Suplemento constante no final deste volume.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar condições definidas como SHRsíndrome hepatorrenal tipo 1 e SHRsíndrome hepatorrenal tipo 2;
- reconhecer os principais aspectos relacionados à fisiopatologia da SHRsíndrome hepatorrenal tipo 1 e da SHRsíndrome hepatorrenal tipo 2;
- propor a investigação clínica de SHRsíndrome hepatorrenal tipos 1 e 2;
- estabelecer a conduta terapêutica para SHRsíndrome hepatorrenal tipos 1 e 2.
- Esquema conceitual