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Qualidade em cirurgia

Autor: Vinícius Basso Preti
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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • revisitar os conceitos de qualidade em saúde;
  • conhecer um breve histórico da qualidade em saúde;
  • discutir como instituir um programa de qualidade em cirurgia;
  • reconhecer alguns dos programas de qualidade em cirurgia e respectivos resultados.

Esquema conceitual

Introdução

Os procedimentos cirúrgicos fazem parte do cuidado essencial à saúde populacional, sendo estimado que todo ano são realizados aproximadamente 234 milhões de operações no mundo.1 Devido ao aumento do trauma, do câncer e das doenças cardiovasculares, a cirurgia continuará a ter papel cada vez mais importante no tratamento das doenças altamente prevalentes e, muitas vezes, é a base do tratamento de algumas dessas enfermidades.

Concomitante à tendência de aumento do número de cirurgias, os procedimentos cirúrgicos podem estar associados a complicações, bem como causar dano ao paciente em número maior. Devido à magnitude da cirurgia em todo o mundo, isso implica em morbidade e mortalidade, uma vez que a taxa bruta de mortalidade relacionada a procedimentos cirúrgicos varia entre 0,5 e 5%.2

Além disso, quase metade dos eventos adversos em pacientes hospitalizados estão relacionados a procedimentos cirúrgicos, e pouco mais da metade das complicações operatórias são consideradas evitáveis.2 Considerando esses dados, os procedimentos de qualidade foram instituídos e têm sido cada vez mais estudados em cirurgia. Mas afinal, o que é qualidade?

A Agência Americana de Qualidade e Pesquisa em Saúde definiu qualidade como “fazer a coisa certa para o paciente certo, no momento oportuno, da maneira correta, para se obter os melhores resultados possíveis”.3 A qualidade também pode ser definida como o grau com que os serviços de saúde, voltados para cuidar de pacientes, de forma individual ou de populações, aumenta a probabilidade de produzir os resultados desejados, que são consistentes com o conhecimento profissional atual.4

O objetivo deste capítulo é identificar os fatores que comprometem a qualidade de assistência cirúrgica e as medidas para melhorar os resultados.

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