Entrar

SARCOPENIA E CIRURGIA BARIÁTRICA

CARINA ROSSONI

CAROLINA BOEIRA VARGAS

CRISTINA AQUINO

RUI RIBEIRO

epub-BR-PRONUTRI-C9V4_Artigo3

Introdução

A cirurgia bariátrica e metabólica é o tratamento mais efetivo para a obesidade grave. Esse procedimento resulta na manutenção da redução de peso corporal em longo prazo, assim como na remissão das comorbidades associadas a essa doença crônica. Entretanto, há uma redução de massa magra importante em razão da diminuição do consumo alimentar e, principalmente, proteico decorrente de aspectos restritivos, tanto obstrutivos quanto funcionais, além da disabsorção.

A preocupação com a sarcopenia (sarcopenia da obesidade, obesidade sarcopênica [OS] ou osteosarcopenia) é pertinente, pois essa condição atinge pacientes obesos mórbidos no pré e no pós-operatório (PO).

Neste capítulo, serão abordados a etiopatogenia da sarcopenia no obeso mórbido, os métodos diagnósticos disponíveis no âmbito da pesquisa e da prática clínica, as principais técnicas cirúrgicas recomendadas pela Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas (em inglês, International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders [IFSO]) e suas implicações na composição corporal, bem como a prevenção e o tratamento dessa condição.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • explicar a etiologia da sarcopenia e da OS;
  • descrever os métodos para diagnóstico da sarcopenia aplicáveis na pesquisa e na prática clínica;
  • relacionar as técnicas cirúrgicas recomendadas para o tratamento da obesidade grave e seu impacto na composição corporal;
  • discutir a prevenção e o tratamento da sarcopenia em pacientes obesos mórbidos.

Esquema conceitual

Cadastre-se para ler o artigo completo
Já tem uma conta? Faça login