Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- compreender uma revisão da literatura sobre a solidão;
- identificar fatores associados à solidão;
- listar estudos relativos às intervenções mais comuns na solidão;
- discutir a pertinência das terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) na solidão;
- descrever a análise de um exemplo clínico, seguido de estratégias de intervenção;
- refletir sobre questões que poderão auxiliar na intervenção terapêutica em situações semelhantes às apresentadas no capítulo.
Esquema conceitual
Introdução
Os sentimentos de solidão estão presentes ao longo de todo o desenvolvimento humano. Se, por um lado, podem ter função adaptativa a uma nova situação, por outro, quando se prolongam no tempo, são fatores de risco para situações que afetam negativamente a saúde mental.
A intervenção precoce se torna fundamental para a promoção do bem-estar e da saúde mental, prevenindo o desenvolvimento de perturbações psicológicas mais graves.
Esse tema da solidão vem assumindo uma relevância crescente, nomeadamente com o boom das tecnologias de informação e comunicação (TICs), que, ao mesmo tempo que facilitam a comunicação entre pessoas afastadas ou isoladas, tem-se demostrado que tendem a isolar cada um na sua tela, baixando o contato interpessoal presencial e constituindo-se, por vezes, em uma psicopatologia de dependência sem substância.1–4
Em contraponto, a recente pandemia de COVID-19 não só potencializou esse uso e abuso das tecnologias para efeitos de socialização, como veio trazer um novo contorno às relações com os outros — em que os confinamentos para fins de controle da epidemia e o medo do outro enquanto agente de contato trouxeram a solidão em uma dimensão planetária —, ao mesmo passo que ligou os indivíduos no espaço virtual.5–9 Sendo assim, a solidão é, neste período, um dos grandes focos de análise e preocupação.
A TCC se revela uma intervenção eficaz em diversas perturbações psicológicas, podendo ser uma alternativa para o tratamento dos sentimentos de solidão.2,10,11