Entrar

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes do programa.

TERAPIA DO ESQUEMA PARA COMPULSÃO ALIMENTAR

Autores: Margareth da Silva Oliveira, Raquel de Melo Boff, Márcia Vallandro Louzada Monteiro
epub-BR-PROPSICO-C8V4_Artigo3

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • identificar as características clínicas da compulsão alimentar (CA);
  • avaliar a CA;
  • reconhecer a relação entre esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) e CA;
  • distinguir os principais elementos da conceituação cognitiva da terapia do esquema (TE);
  • analisar a condução de um tratamento baseado na TE para CA.

Esquema conceitual

Introdução

A CA é um problema relacionado ao comportamento alimentar que culmina na ingesta excessiva de alimentos em um curto espaço de tempo. Por se tratar de um transtorno alimentar no qual não há comportamentos compensatórios de gasto calórico, está fortemente associado à obesidade e a outros problemas de saúde. Além disso, o tratamento é difícil em razão dos altos índices de reincidência dos sintomas.

Nesse sentido, a literatura tem evidenciado a importância do trabalho psicoterápico com vistas aos fatores mantenedores da compulsão. Por isso a TE, desenvolvida por Jeffrey Young, torna-se uma abordagem bastante útil no tratamento da CA.

Neste capítulo, abordam-se as características clínicas e os métodos de avaliação diagnóstica da CA, bem como os principais conceitos da TE. Ainda, evidenciam-se os EIDs mais comuns em pacientes com CA e as necessidades emocionais básicas normalmente não supridas, que geram domínios esquemáticos (DEs). Por meio de uma conceituação de caso no exemplo clínico, é apresentado o passo a passo que pode nortear uma intervenção baseada em TE para o tratamento da CA.

×