- Introdução
Nos últimos anos, desde que o curso de formação do Test of Infant Motor Performance (TIMPTest of Infant Motor Performance) vem sendo oferecido no Brasil, sua aplicação tornou-se mais difundida no meio, fato que motivou, em parte, o uso desse instrumento de avaliação do desempenho motor na prática clínica dos profissionais.
Recentemente, uma versão mais curta do TIMPTest of Infant Motor Performance, destinada em especial à triagem, foi publicada com o nome de Test of Infant Motor Performance Screening Items (TIMPSITest of Infant Motor Performance Screening Items). Os autores que idealizaram esses testes reforçam a necessidade de que a aplicação seja realizada por profissionais habilitados, com experiência com recém-nascidos pré-termo (RNPTsrecém-nascidos pré-termo).
A seguir, serão discutidos tópicos relevantes para informar os fisioterapeutas sobre a aplicação do TIMPTest of Infant Motor Performance na prática clínica, em diferentes condições de saúde e por profissionais em diversas partes do mundo.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- informar sobre a aplicação do TIMPTest of Infant Motor Performance na prática clínica;
- citar os pré-requisitos necessários para a aplicação do TIMPTest of Infant Motor Performance;
- identificar os cuidados durante a execução TIMPTest of Infant Motor Performance;
- descrever os resultados dos estudos desenvolvidos utilizando o TIMPTest of Infant Motor Performance.
- Esquema conceitual