Entrar

TRATAMENTO DO PACIENTE COM CÂNCER DE PRÓSTATA OLIGOMETASTÁTICO

Autores: Ari Adamy Júnior, Osny de Barros Júnior
epub-PROUROLOGIA-C3V1_Artigo3

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • identificar e diagnosticar um paciente com câncer de próstata oligometastático;
  • distinguir entre os tumores de próstata oligometastático “de novo” e recidivado;
  • definir o papel do tratamento do tumor primário;
  • definir o papel da terapia direcionada à metástase;
  • descrever as principais formas de terapia sistêmica.

Esquema conceitual

Introdução

Em 2020, foi estimada a ocorrência de aproximadamente 1.414.259 novos casos de câncer de próstata no mundo, correspondendo a 14,1% dos novos casos de tumores em homens, com a ocorrência de 375 mil mortes pela doença.1 No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer demonstram que o câncer de próstata tem um significado ainda maior, correspondendo a 29% dos novos casos de câncer em homens, com uma estimativa de 65.840 novos casos em 2020.2

Apesar de dados americanos sugerirem uma redução na incidência de câncer de próstata de 155 para 105 novos casos por 100 mil homens entre 2003 e 2017, foi observado um aumento na proporção de pacientes com doença metastática de 4 para 8% dos casos no mesmo período,2 demonstrando a importância do diagnóstico e manejo adequados dos pacientes com câncer de próstata metastático, especialmente na atualidade.

A metástase é a razão mais importante para a mortalidade câncer-específica. O entendimento da base molecular e celular desse processo letal tem sido fundamental para o surgimento de novas medicações para a terapia sistêmica. Além disso, esse melhor entendimento serve para identificar a sequência de eventos na progressão de um tumor localizado até as metástases disseminadas, abrindo a oportunidade de intervenções com objetivo de interromper esse processo de disseminação da doença, inclusive tratando o tumor primário, a metástase em trânsito ou a lesão a distância já estabelecida, com intuito de diminuir a morbidade, melhorar a qualidade de vida e almejando melhorar a sobrevida câncer-específica.

Apesar de não existir consenso sobre a melhor definição de oligometástase, o câncer de próstata oligometastático poderia ser considerado um subtipo de câncer metastático com um prognóstico melhor quando comparado aos pacientes com doença disseminada. Por essa razão, esses pacientes podem ser manejados de forma diferente quando comparados aos pacientes com câncer de próstata disseminado.

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login