Entrar

TUMORES ÓSSEOS MALIGNOS NA INFÂNCIA

Autores: Marcelo Bragança dos Reis Oliveira Seba, Edilson Forlin
epub-BR-PROATO-C15V1_Artigo4
  • Introdução

Os tumores malignos musculoesqueléticos primários representam 5 a 10% das neoplasias malignas que acometem a faixa etária pediátrica.1 Existem diversos tipos de tumores malignos primários do osso, tais como: osteossarcoma, sarcoma de Ewing, condrossarcoma, fibro-histiocitoma maligno e adamantinoma. Entretanto, os mais comuns na infância são:

 

  • osteossarcoma,
  • sarcoma de Ewing.

Os sarcomas ósseos em crianças e adolescentes, apesar de infrequentes, apresentam um aspecto bastante perigoso, devido à dificuldade e ao potencial atraso no diagnóstico pelo médico generalista. Por outro lado, o diagnóstico imediato e a instituição do tratamento adequado são fundamentais para a obtenção da cura e a preservação do membro acometido. Sarcomas ósseos não tratados evoluem com ulceração da pele, fratura patológica, metástases a distância e óbito, sendo a insuficiência respiratória devida a metástases pulmonares a sua principal causa.

Uma equipe multidisciplinar é necessária para a adequada abordagem de crianças e adolescentes com sarcomas ósseos, pois o diagnóstico preciso dos tumores ósseos é desafiador, sendo necessária a estreita cooperação entre o radiologista, o patologista e o cirurgião ortopédico, conforme preconizado inicialmente pelo Professor Henry L. Jaffé, em 1958.2 Atualmente, com o avanço das técnicas de diagnóstico e tratamento, uma equipe ainda mais ampla é fundamental, sendo necessária a participação do médico radioterapeuta e o oncologista pediátrico, por exemplo, para o manejo de terapias adjuvantes que podem ser indicadas para esses pacientes.3

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • descrever os principais sinais e sintomas dos tumores ósseos malignos;
  • reconhecer os principais métodos diagnósticos dos tumores ósseos malignos;
  • identificar o objetivo, os princípios e métodos do tratamento do osteossarcoma e do sarcoma de Ewing.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login