Entrar

ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA NO TRABALHO DE PARTO

Edward Araujo Junior

Francisco Herlânio Costa Carvalho

Paulo Martin Nowak

Helvécio Neves Feitosa

Giuseppe Rizzo

Raimundo Homero de Carvalho Neto

epub-BR-PROAGO-C18V3_Artigo3

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • discutir as aplicações da ultrassonografia intraparto (UIP);
  • identificar as vias de realização da UIP;
  • reconhecer as estruturas necessárias para a interpretação da UIP;
  • descrever as técnicas utilizadas na UIP.

Esquema conceitual

Introdução

O desenvolvimento de novos aparelhos de ultrassom cada vez mais compactos, com alta resolutividade, com recurso de Doppler pulsátil e colorido, associados a preços mais acessíveis faz com que a ultrassonografia (USG) seja encontrada com frequência em centros obstétricos e, desse modo, utilizada cada vez mais na avaliação das parturientes. É um método que possui rápida curva de aprendizado, indolor, não aumenta o risco de infecção, é inofensivo ao feto, demanda pouco tempo para sua realização e provê boa documentação para fins legais.

Nas últimas décadas, inúmeros estudos sobre a USG têm povoado a literatura internacional, avaliando parâmetros que procuram entender os fenômenos de interação dinâmica que ocorrem entre o polo cefálico e a pelve materna durante o processo de parturição. Essa modalidade de exame foi denominada ultrassonografia intraparto (UIP), podendo ser realizada por via transabdominal e/ou transperineal.

Informações valiosas são reveladas e agregam-se à prática clínica para auxiliar no julgamento de situações complexas que ocorrem no dia a dia de um centro obstétrico, especialmente em trabalhos de parto prolongados, posições de cabeça occipitoposteriores, deflexões e assinclitismos.

A UIP ajuda em tomadas de decisões difíceis, evitando a ocorrência de possíveis enganos que possam levar a cesáreas desnecessárias, partos operatórios malsucedidos e complicações maternas e perinatais. Também é uma ferramenta útil para médicos em treinamento de avaliação comparativa com exame clínico da altura da apresentação e da variedade de posição da cabeça fetal.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login