Entrar

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes do programa.

ULTRASSONOGRAFIA POINT-OF-CARE EM NEONATOLOGIA

Autores: Lisa Suzuki, Márcia Wang Matsuoka, Deborah Yukiko Otto, Lara Takiy Sekiguchi
epub-BR-PROTIPED-C16V1_Artigo2

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • reconhecer os princípios básicos da formação de imagens na ultrassonografia (USG);
  • indicar o manejo dos principais comandos de um aparelho de USG;
  • elencar as principais doenças que podem ser diagnosticadas por ultrassonografia point-of-care (POCUS, de point-of-care ultrasound) na unidade neonatal.

Esquema conceitual

Introdução

O princípio da POCUS é a realização direcionada de USG específica no local onde o paciente está sendo atendido, seja no pronto-atendimento ou na unidade de terapia intensiva, permitindo uma abordagem mais ágil e eficiente nas decisões terapêuticas, bem como eliminando o tempo de deslocamento para outro setor. Essa abordagem é muito valiosa em unidades neonatais, onde a resposta rápida é fundamental, principalmente em bebês prematuros.

O uso da USG permite que o médico tenha uma melhor compreensão das condições clínicas, auxiliando nas decisões terapêuticas de forma mais imediata e precisa. O método é extremamente seguro e não invasivo, além de não utilizar radiação ionizante, e deve ser utilizado por profissionais treinados e habilitados, evitando, dessa forma, diagnósticos equivocados e focando nos recém-nascidos (RNs) que apresentam piora clínica súbita de causa desconhecida.

×