- Introdução
O uso de drogas vasopressoras/inotrópicas em recém-nascidos (RNrecém-nascidos) é frequente, especialmente nos pré-termo (RNPTrecém-nascido pré-termos) e sua principal indicação é o tratamento da hipotensão nos primeiros dias de vida.
Várias peculiaridades do período neonatal favorecem a ocorrência de distúrbios hemodinâmicos e tornam complexa a abordagem diagnóstica e terapêutica. Entre elas, incluem-se, por exemplo:
- transição circulatória no primeiro dia de vida;
- imaturidade do sistema cardiovascular do pré-termo;
- comorbidades, como asfixia e sepse;
- persistência do canal arterial (PCApersistência do canal arterial).
Limitações na monitorização hemodinâmica dificultam o diagnóstico e geram questionamentos sobre quem deve ser tratado e como tratar.
O conhecimento que se tem das várias opções terapêuticas para a hipotensão é proveniente de estudos em outras faixas etárias ou de trabalhos experimentais, e a prática diária geralmente é norteada por recomendações de especialistas. Há poucos estudos randomizados e controlados que fornecem evidências sobre a efetividade e segurança do tratamento dos distúrbios hemodinâmicos no período neonatal.
Existe preocupação com a possibilidade de lesão cerebral associada à hipotensão. Porém, a relação dessa condição e de seu tratamento com o prognóstico neonatal é controversa. Não está estabelecido se o tratamento melhora o prognóstico de neurodesenvolvimento.
Por todos esses aspectos, diante de um RNrecém-nascido com distúrbios hemodinâmicos, recomenda-se uma abordagem individualizada e baseada na fisiopatologia do distúrbio.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- discutir o que se sabe atualmente e as lacunas no conhecimento sobre os distúrbios hemodinâmicos em RNrecém-nascidos e seu tratamento;
- reconhecer as limitações de diagnóstico dos distúrbios hemodinâmicos em RNrecém-nascidos e sua conduta;
- avaliar e tratar os RNPTrecém-nascido pré-termos hipotensos;
- reconhecer a importância da fisiopatologia do distúrbio hemodinâmico e não apenas a hipotensão na tomada de decisão terapêutica.
- estabelecer maior segurança na opção terapêutica;
- estabelecer, em seu serviço, protocolos de conduta para o tratamento dos distúrbios hemodinâmicos no período neonatal;
- reconhecer os potenciais problemas relacionados à forma de administração das drogas vasoativas no período neonatal;
- identificar, na literatura, novos estudos que contribuam para diminuir as incertezas sobre a administração de drogas vasoativas em RNPTrecém-nascido pré-termos e melhorar sua prática diária.
- Esquema conceitual