ABORDAGENS EDUCACIONAIS INOVADORAS PARA O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: PERSPECTIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO
In: PROENF C13V3
Autores deste artigo
- ALEXANDRA DE PAULA ROTHEBARTH
- JOÃO LUCAS CAMPOS DE OLIVEIRA
- CARINA CADORIN
- GÍMERSON ERICK FERREIRA
- MARA REGINA ROSA RIBEIRO
Resumo
A acreditação é um processo em geral voluntário, sistêmico e reservado, de avaliação periódica das organizações de saúde com base em padrões de qualidade previamente definidos. A busca cíclica pela qualidade e segurança que consta na essência da acreditação se difere de sistemas de gestão da qualidade internos, visto que esse processo é balizado por entidades externas às organizações aderentes. Como a acreditação intenta avaliar, de forma sistemática, as organizações de saúde, seus padrões não se resumem àqueles exclusivamente de ordem clínico-assistencial, de modo que se tornam altamente relevantes as abordagens educacionais a serem utilizadas, tendo o desenvolvimento de pessoas como sua principal premissa. Diversificados olhares teóricos podem ser adotados nesse processo, como o pensamento complexo, como alternativas que possibilitam imprimir o olhar sistêmico sobre a organização em processo de acreditação, bem como perceber e considerar as sutilezas e singularidades dos sujeitos envolvidos.
Palavras-chave
Gestão em saúde; Gestão da qualidade; Acreditação hospitalar; Aprendizagem organizacional; Pensamento complexo.
Detalhes
Título
ABORDAGENS EDUCACIONAIS INOVADORAS PARA O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: PERSPECTIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO
Autores
ALEXANDRA DE PAULA ROTHEBARTH; JOÃO LUCAS CAMPOS DE OLIVEIRA; CARINA CADORIN; GÍMERSON ERICK FERREIRA; MARA REGINA ROSA RIBEIRO
Assunto / Palavras-chave
Gestão em saúde; Gestão da qualidade; Acreditação hospitalar; Aprendizagem organizacional; Pensamento complexo.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2024
DOI
10.5935/978-85-514-1266-4.C0002
Ciclo
13
Volume
3
Páginas
109 - 150
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2024 Artmed Panamericana