CONCUSSÃO CEREBRAL EM CRIANÇAS
In: PROFISIO C10V4
Autores deste artigo
- ANDRÉ POLLI FUJITA
- RICARDO GUILHERME EID
- CARLOS HERMANO DA JUSTA PINHEIRO
- GUSTAVO POMPÊO DE CAMARGO LEME
Resumo
A concussão é um dos distúrbios neurológicos mais frequentes na atualidade e envolve complexos processos fisiopatológicos no cérebro. O Concussion in Sport Group definiu a concussão como uma lesão cerebral traumática induzida por forças biomecânicas externas e que desencadeiam sinais e sintomas logo após ou até horas após o trauma. Muitos dos sintomas são confundidos com outras enfermidades, como enxaqueca, depressão, déficit de atenção e outros, dificultando seu diagnóstico, especialmente em crianças de até 12 anos. O diagnóstico e o acompanhamento adequado facilitam a recuperação e previnem sintomas em longo prazo, e uma das ferramentas mais utilizadas para a avaliação de crianças é a Childsportconcussionassessment tool 5 (ferramenta de avaliação da concussão esportiva em crianças, versão 5). Além dessa, a avaliação vestibular/oculomotora (Voms) também deve fazer parte do processo de avaliação. Os processos de reabilitação da concussão e do retorno ao esporte são divididos em fases que devem ser criteriosamente seguidas, para evitar que os sintomas não regridam e o afastamento das atividades seja maior.
Palavras-chave
concussão cerebral; danos neurológicos; neurodesenvolvimento; retorno ao esporte.
Detalhes
Título
CONCUSSÃO CEREBRAL EM CRIANÇAS
Autores
ANDRÉ POLLI FUJITA; RICARDO GUILHERME EID ; CARLOS HERMANO DA JUSTA PINHEIRO; GUSTAVO POMPÊO DE CAMARGO LEME
Assunto / Palavras-chave
concussão cerebral; danos neurológicos; neurodesenvolvimento; retorno ao esporte.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2021
DOI
10.5935/978-65-5848-310-6.C0002
Ciclo
10
Volume
4
Páginas
11-48p.
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2021 Artmed Panamericana