DEMÊNCIAS POTENCIALMENTE REVERSÍVEIS
In: PROCLIM C20V4
Autores deste artigo
- LUIZ ANTONIO DA SILVA SÁ
Resumo
A perda de memória e as mudanças nas atividades de vida diária e sociais são características de déficit cognitivo, que pode ser indício de uma síndrome demencial, com todas suas implicações nefastas. Entre os vários tipos de demências irreversíveis, a mais comum delas em mais de 50% é a demência da doença de Alzheimer, que cursa com declínio cognitivo progressivo e irrecuperável, alterando total e bruscamente a qualidade de vida do paciente e de sua família em suas atividades de vida diária e suas atividades instrumentais da vida diária. Há também um grupo de doenças que pode simular um estado demencial ? as chamadas demências potencialmente reversíveis ?, que, se tratadas precoce e corretamente, podem evitar a progressão para as tão famigeradas demências irreversíveis. Torna-se, então, muito importante um diagnóstico exato para identificar os quadros potencialmente reversíveis, podendo curar ou melhorar de forma considerável as alterações cognitivas, antes de rotular o paciente como demente e selar sua sorte pelo resto de sua vida. Neste capítulo, discorre-se, de forma sucinta, sobre as doenças apresentadas, limitando-se aos aspectos cognitivos e sem a pretensão de querer esgotar um assunto tão amplo e complexo.
Palavras-chave
Síndrome demencial; Demência; Demência potencialmente reversível; Alterações cognitivas; Diagnóstico diferencial das demências.
Detalhes
Título
DEMÊNCIAS POTENCIALMENTE REVERSÍVEIS
Autores
LUIZ ANTONIO DA SILVA SÁ
Assunto / Palavras-chave
Síndrome demencial; Demência; Demência potencialmente reversível; Alterações cognitivas; Diagnóstico diferencial das demências.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2023
DOI
10.5935/978-85-514-1159-9.C0002
Ciclo
20
Volume
4
Páginas
35 - 65
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2023 Artmed Panamericana