FISIOTERAPIA APLICADA AOS ESPORTES ELETRÔNICOS
In: PROFISIO C10V4
Autores deste artigo
- GUSTAVO TOLEDO MENDES DE CASTRO
- BRUNO PORTES FREDI
Resumo
Os jogos eletrônicos foram criados como uma forma de diversão, mas que também trazia o sentimento de competição, por isso a evolução desse cenário aconteceu de forma natural e gradativa. Atualmente, os eletronicsports (Esports), ou esportes eletrônicos, mesmo que ainda gerem discussão, são considerados uma atividade esportiva com cada vez mais adeptos e com altíssima exposição de mídia. Dentro dos Esports, as principais modalidades, principalmente em âmbito nacional, são multiplayer on-line battlearena (Moba), firstpersonshooter (FPS), battleroyale, fightinggames e simuladores de esportes tradicionais. Os atletas de Esports, ou proplayers, assim como atletas de esportes tradicionais, estão expostos a fatores que podem ser determinantes para o surgimento ou a prevenção de uma lesão, sendo que os principais acometimentos físicos relatados por esse público são, por ordem, a fadiga ocular, as dores ou desconfortos na região de coluna vertebral (lombar e torácica) e região de pescoço (coluna cervical e músculos adjacentes), e dores ou desconfortos na região de punhos e mãos. Dessa forma, o fisioterapeuta é peça essencial na composição de uma equipe multidisciplinar dentro de um time ou organização de Esports, pois pode atuar na prevenção e na reabilitação de lesões, além auxiliar na promoção de saúde nesse público específico.
Detalhes
Título
FISIOTERAPIA APLICADA AOS ESPORTES ELETRÔNICOS
Autores
GUSTAVO TOLEDO MENDES DE CASTRO; BRUNO PORTES FREDI
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2021
DOI
10.5935/978-65-5848-310-6.C0003
Ciclo
10
Volume
4
Páginas
137-160p.
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2021 Artmed Panamericana