JOGOS COMO FERRAMENTAS PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA E EMOCIONAL EM PSICOLOGIA
In: PROPSICO C7V1
Autores deste artigo
- SABRINA MARTINS BARROSO
Resumo
Este artigo aborda o uso de jogos de diversos tipos (cartas, tabuleiro, quadro e digitais) com diferentes objetivos na área de psicologia, mas, de forma especial, como ferramentas de intervenção cognitiva e emocional em contexto clínico. Ao longo deste artigo, apresentam-se uma breve retomada da história dos jogos e de suas classificações e também uma proposta de classificação específica para a psicologia, com base no objetivo do profissional ao escolher trabalhar com jogos. Além disso, incluem-se sugestões de jogos disponíveis na literatura ou derivadas da prática clínica da autora. Espera-se que, após a leitura do material, seja possível compreender as características dos jogos que os tornam potencialmente úteis para o trabalho em psicologia, se compreenda o processo de uso para alguns objetivos e a lógica de escolha para a adoção dessa técnica.
Palavras-chave
Psicoterapia; Psicoterapia cognitivo-comportamental; Jogos e brinquedos; Comprometimento cognitivo
Detalhes
Título
JOGOS COMO FERRAMENTAS PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA E EMOCIONAL EM PSICOLOGIA
Autores
SABRINA MARTINS BARROSO
Assunto / Palavras-chave
Psicoterapia; Psicoterapia cognitivo-comportamental; Jogos e brinquedos; Comprometimento cognitivo
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2023
DOI
10.5935/978-65-5848-883-5.C0003
Ciclo
7
Volume
1
Páginas
69 - 116
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2023 Artmed Panamericana