PAPEL DA EMPATIA NO ATENDIMENTO CLÍNICO
In: PROPSICO C5V3
Autores deste artigo
- MARIA ADRIANA SVACINA
- RODRIGO TEIXEIRA LOPES
- EUGÉNIA M. RIBEIRO
Resumo
A relação entre psicoterapeuta e cliente, o processo terapêutico e o sucesso ou não da terapia são afetados pela forma como o terapeuta percebe o cliente e se comporta a partir dessa percepção. O presente capítulo aborda o conceito de empatia e conceitos correlatos; a importância de se identificar, distinguir e compreender os tipos de empatia; os processos de empatização e sistematização; os meios de assimilação da empatia; a utilização da empatia na prática clínica; e os sinais de sucesso terapêutico. Ainda, este capítulo discute como os novos caminhos que se apresentam com o meio virtual corroboram atendimentos mais eficazes e recompensadores na área clínica. São apresentados exemplos práticos e um exemplo clínico. A possibilidade de estabelecimento de relações empáticas no cenário das intervenções psicológicas mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação, cujo uso entre os psicólogos vem sendo muito ampliado, é exposta ao final do capítulo.
Palavras-chave
Empatia; Psicoterapia empática; Empatização; Sistematização.
Detalhes
Título
PAPEL DA EMPATIA NO ATENDIMENTO CLÍNICO
Autores
MARIA ADRIANA SVACINA; RODRIGO TEIXEIRA LOPES; EUGÉNIA M. RIBEIRO
Assunto / Palavras-chave
Empatia; Psicoterapia empática; Empatização; Sistematização.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2021
DOI
10.5935/978-65-5848-327-4.C0004
Ciclo
5
Volume
3
Páginas
111-144p.
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2021 Artmed Panamericana