Saúde psicológica de escolares pós-covid
In: PROPSICO C7V4
Autores deste artigo
- MARGARIDA GASPAR DE MATOS
- CÁTIA BRANQUINHO
- TANIA GASPAR
Resumo
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de 90% dos escolares em todo o mundo foram afetados pelas medidas de contenção do coronavírus e pelo distanciamento social, com impacto físico, mental, emocional e acadêmico. Com suficiente evidência científica dos impactos da pandemia de doença do coronavírus 2019 (COVID-19) na diminuição do bem-estar psicológico das crianças e dos adolescentes, são ainda pouco evidentes as consequências pós-pandemia. Os impactos da pandemia de COVID-19 foram diversos, motivo pelo qual não existe uma solução igual para todos. Diante desse cenário, no presente artigo, são apresentados fatores de risco e proteção para a saúde psicológica pós-pandemia em escolares, bem como programas de promoção e intervenção em saúde desenvolvidos em Portugal como resposta à situação de vulnerabilidade psicológica que acompanhou a pandemia.
Palavras-chave
Pós-pandemia de COVID-19; Saúde psicológica e bem-estar dos escolares; Fatores de risco e proteção para a saúde psicológica; Promoção e intervenção em saúde
Detalhes
Título
Saúde psicológica de escolares pós-covid
Autores
MARGARIDA GASPAR DE MATOS; CÁTIA BRANQUINHO; TANIA GASPAR
Assunto / Palavras-chave
Pós-pandemia de COVID-19; Saúde psicológica e bem-estar dos escolares; Fatores de risco e proteção para a saúde psicológica; Promoção e intervenção em saúde
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2023
DOI
10.5935/ 978-85-514-1208-4.C0004
Ciclo
7
Volume
4
Páginas
77 - 120
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2023 Artmed Panamericana