TROMBOSE DA VEIA PORTA
In: PROACI C19V3
Autores deste artigo
- MICHELI FORTUNATO DOMINGOS
- JÚLIO CEZAR UILI COELHO
- EDUARDO JOSÉ BROMMELSTROET RAMOS
Resumo
A trombose da veia porta (TVP) é uma condição preocupante tanto em pacientes cirróticos como naqueles com fatores de risco locais ou sistêmicos específicos. A extensão do trombo pode mudar de forma substancial a apresentação clínica e a sua gravidade. Os pacientes podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas como dor abdominal ouaté quadros mais graves, como infarto intestinal. O diagnóstico com exames de imagem inclui a ultrassonografiacom doppler, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O uso de anticoagulantes na TVP constitui o ponto principal no tratamento, com eficácia tanto em casos recentes como crônicos. Deve-se ter cautela ao iniciar a terapia com anticoagulantes, principalmente em pacientes cirróticos, devido ao seu estado de coagulopatia subjacente. Nesse cenário, o início, a duração e a escolha do medicamento ou terapia intervencionista tornam-se desafios. Assim, identificar a etiologia, a apresentação clínica e a classificação da TVP otimiza a detecção precoce e incorpora opções terapêuticas eficazes no manejo dos pacientes.
Palavras-chave
Trombose da veia porta; Trombose do sistema porta; Trombose do fígado; Trombose esplâncnica; Alterações vasculares do fígado.
Detalhes
Título
TROMBOSE DA VEIA PORTA
Autores
MICHELI FORTUNATO DOMINGOS; JÚLIO CEZAR UILI COELHO; EDUARDO JOSÉ BROMMELSTROET RAMOS
Assunto / Palavras-chave
Trombose da veia porta; Trombose do sistema porta; Trombose do fígado; Trombose esplâncnica; Alterações vasculares do fígado.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2023
DOI
10.5935/978-65-5848-963-4.C0006
Ciclo
19
Volume
3
Páginas
123 - 144
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2023 Artmed Panamericana