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A LITERACIA EM SAÚDE POR PARTE DOS PAIS COMO RESPOSTA HUMANA A UM PROCESSO DE VIDA

Amélia Ferreira Alpoim

Margarida Lourenço

Sílvia Caldeira

Ana Resende

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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • descrever o conceito de literacia em saúde;
  • indicar os direitos da criança face à literacia dos pais em saúde;
  • identificar fatores promotores e de risco para a literacia dos pais em saúde;
  • reconhecer pontos críticos da literacia dos pais em saúde, de acordo com as fases de desenvolvimento da criança;
  • discutir a responsabilidade de profissionais de enfermagem na promoção da literacia dos pais em saúde.

Esquema conceitual

Introdução

Quem trabalha no contexto de enfermagem materna e neonatal deve reconhecer a importância primordial que a família e os pais desempenham no desenvolvimento físico, emocional, afetivo e social da criança. São profissionais que precisam desenvolver competências ao nível da promoção de saúde e dos cuidados antecipatórios, em que a literacia dos pais em saúde ocupa um papel central, de forma a melhorar os resultados em saúde das crianças.

Os cuidadores de crianças pequenas, particularmente os que apresentam limitadas competências de literacia, encontram significativas barreiras na compreensão e implementação de medidas básicas de saúde em nutrição, segurança e medicação.1 Desta forma, os estudos que procuram aprofundar essa temática são fulcrais para medir com precisão o impacto da educação em saúde nos pais, distinguindo-a de outras influências conhecidas e tentando estreitar a lacuna entre os níveis de literacia dos pais em saúde e os ganhos em saúde das crianças.2

Ainda parece existir lugar para contribuir para uma consistência teórica para essa temática, não só na literatura, mas também ao nível do conhecimento de enfermagem. Por exemplo, apesar da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) não definir ainda esse foco, a última edição da NANDA Internacional, Inc. (NANDA-I) já inclui o diagnóstico de enfermagem Habilidade para melhorar a literacia em saúde no domínio da promoção de saúde:3

Um padrão de utilização e desenvolvimento de um conjunto de competências (literacia, conhecimento, motivação, cultura e linguagem) para encontrar, compreender, avaliar e utilizar informações e conceitos de saúde para tomar decisões diárias de saúde para promover e manter a saúde, diminuir os riscos para a saúde e melhorar a qualidade de vida global, que pode ser.

Procura-se ao longo deste capítulo abordar os diferentes aspectos relacionados à literacia dos pais em saúde, com a expectativa de que possa servir como instrumento teórico orientador de boas práticas de enfermagem nessa área de intervenção.

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