Entrar

ABLAÇÃO PERCUTÂNEA DE TUMORES HEPÁTICOS — INDICAÇÕES E TÉCNICAS

Autores: Marcelo Dias Sanches, Rogerio Augusto Pinto-Silva
epub-PROACI-C18V4_Artigo4

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • reconhecer os métodos ablativos percutâneos disponíveis para o tratamento de tumores primários e metastáticos do fígado;
  • descrever detalhes técnicos do procedimento de ablação;
  • apontar as indicações e contraindicações relativas e absolutas ao método;
  • reconhecer como prevenir, identificar e tratar as complicações decorrentes da ablação.

Esquema conceitual

Introdução

A ablação por radiofrequência (ARF) é o método utilizado há mais tempo, atuando através de corrente elétrica alternada de alta frequência que esquenta o tecido ao redor da ponta ativa da agulha a uma temperatura entre 60oC e 100oC, sendo capaz de causar necrose de até 5cm de diâmetro.

Já a ablação por micro-ondas (AMO), que também possui ponta ativa que aquece, tem como vantagens ser mais rápida e produzir maior volume de necrose. Entretanto como desvantagens, tem maior custo, além de maior chance de complicações, particularmente de queimadura de estruturas próximas ao tumor.

Entre as indicações para a ablação de metástases, estão os pacientes com risco cirúrgico elevado; os tumores pequenos, localizados na intimidade do fígado, que exijam ressecção de muito parênquima; a má resposta à quimioterapia; a recorrência no fígado após hepatectomia; ou a detecção de vários pequenos nódulos difusos. A ablação também pode ser feita no pré ou no perioperatório de enucleações ou de hepatectomia, para clarear os segmentos hepáticos remanescentes.

A ARF se tornou a opção terapêutica de escolha para o tratamento do carcinoma hepatocelular (CHC), juntamente com a cirurgia ou com o transplante. Esse método de ablação pode ser repetido várias vezes e não interfere em uma cirurgia hepática posterior. Entretanto não é isenta de riscos e complicações, como infecção da área de necrose e formação de abscesso hepático, estenose de via biliar, hemobilia, queimadura de estruturas adjacentes — vesícula biliar, estômago, alça intestinal, diafragma —, derrame pleural, hemotórax, pneumotórax, coleperitônio ou hemoperitônio.

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login