Entrar

ABORDAGEM DA HEMORRAGIA NO PERÍODO PUERPERAL

Autor: Helaine Maria Besteti Pires Mayer Milanez
epub-BR-PROAGO-C16V1_Artigo6
  • Introdução

A hemorragia pós-parto (HPPhemorragia pós-parto) é a principal causa de morbidade e mortalidade materna, respondendo por cerca de um terço das mortes na África e na Ásia.1 A HPPhemorragia pós-parto ocorre em, aproximadamente, 2% de todos os nascimentos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMSOrganização Mundial da Saúde), estima-se que ocorra 1 morte a cada 4 minutos em decorrência de quadros de HPPhemorragia pós-parto. Há mais de 25 anos, a HPPhemorragia pós-parto segue sendo a principal causa de mortalidade materna no mundo, respondendo, em 2015, pela morte de mais de 80 mil mulheres.2

A HPPhemorragia pós-parto foi a responsável por 80% das mortes maternas nos países de menor renda e apresentou aumento significativo ao longo do tempo, visto que, em 1990, respondia por 68% dessas mortes.2 A maior parte dessas mortes ocorrerá nas primeiras 24 horas após o parto e a maioria poderá ser prevenida se medidas profiláticas, como o uso rotineiro de ocitocina no terceiro período, além de rápidos diagnóstico e reconhecimento da gravidade e o manejo adequado do problema forem realizados.

Além de estar associada a uma elevada mortalidade materna, a HPPhemorragia pós-parto também está ligada à ocorrência de morbidade materna grave nessas mulheres e a sequelas em longo prazo, relacionadas, frequentemente, à perda sanguínea maciça, incluindo o choque hemorrágico e a disfunção secundária de vários órgãos.

A ocorrência de uma morte por HPPhemorragia pós-parto reflete a inadequada qualidade da assistência oferecida à puérpera e é uma das situações potencialmente tratáveis ou preveníveis. Deve-se ressaltar que a “HPPhemorragia pós-parto é uma emergência obstétrica e não uma situação de desespero obstétrico”. Assim, focar apenas no tempo de controle do sangramento sem se preocupar com a qualidade das ações também pode ser motivo de insucesso. O diagnóstico precoce e a execução das ações de controle do sangramento, de forma sequenciada, consciente, correta e sem perda de tempo devem ser objetivos da abordagem de um quadro de HPPhemorragia pós-parto.3

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • definir HPPhemorragia pós-parto;
  • identificar a etiologia e os principais fatores de risco para a HPPhemorragia pós-parto;
  • listar as medidas utilizadas para a prevenção da HPPhemorragia pós-parto;
  • descrever as principais opções diagnósticas e terapêuticas para a HPPhemorragia pós-parto, segundo critérios organizados de atendimento.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login