- Introdução
Amenorreia é a ausência de menstruação, e pode ser causada por diferentes condições. Para a adequada avaliação etiológica e terapêutica, devem ser realizados a história e o exame físico detalhados. Os recursos laboratoriais e de imagem devem ser criteriosamente indicados, toda investigação deve presumir a exclusão inicial de causas fisiológicas, como gestação, amamentação e menopausa, além das amenorreias induzidas por medicações.
A amenorreia primária é definida pela falha da menarca, enquanto a amenorreia secundária é a que ocorre após, ao menos, uma menstruação espontânea. Embora muitas causas sejam comuns às amenorreias primária e secundária, outras são exclusivamente ligadas a apenas um desses tipos. As causas são primordialmente relacionadas a defeitos anatômicos ou a disfunções hormonais de diferentes origens.
Este capítulo faz uma abordagem racional do diagnóstico das amenorreias primárias e secundárias de forma separada, com o objetivo de orientar, de modo didático, como e quando investigar e diagnosticar as amenorreias.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- identificar as causas da amenorreia;
- investigar e diagnosticar as amenorreias primárias e secundárias;
- especificar o tratamento das amenorreias primárias e secundárias.
- Esquema conceitual