- Introdução
O aumento da expectativa de vida eleva exponencialmente a prevalência da demência. Esta é uma síndrome clínica que cursa com déficit cognitivo suficientemente significativo para causar interferência na independência em atividades de vida diárias (AVDatividade de vida diárias).
Os estágios iniciais da demência não costumam ser diagnosticados na atenção primária à saúde (APSatenção primária à saúde). Assim, queixas cognitivas devem ser sempre avaliadas por meio da anamnese, de testes neurocognitivos e de exame físico completo. Mediante a solicitação de exames complementares, faz-se o diagnóstico ou a exclusão de causas potencialmente reversíveis na APSatenção primária à saúde. Para o diagnóstico de demência, é necessária a exclusão de entidades clínicas que possam ser responsáveis pelos sintomas cognitivos, como delirium ou depressão.
O tratamento das síndromes demenciais primárias é multidisciplinar. O plano terapêutico pode e deve ser elaborado de forma compartilhada entre o médico de família e comunidade (MFCmédico de família e comunidade), o paciente e sua família, sendo essencial que este se mantenha longitudinalmente ativo na linha do cuidado visando minimizar o impacto da condição no doente, na família e na comunidade, mesmo quando haja indicação de encaminhamento a especialistas focais, realizando acompanhamento conjunto, integral e coordenação do cuidado.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- reconhecer o papel do médico da APSatenção primária à saúde na identificação precoce da síndrome demencial;
- diagnosticar e manejar as manifestações cognitivas das síndromes demenciais;
- realizar diagnóstico diferencial entre as etiologias possíveis da síndrome demencial e identificar os seus diferentes prognósticos;
- manejar os sintomas neuropsiquiátricos da síndrome demencial;
- realizar abordagem familiar dos casos de síndromes demenciais;
- identificar as situações em que o paciente de síndrome demencial deve ser encaminhado a especialidades focais;
- responder a questionamentos sobre tratamentos disponíveis para síndrome demencial e seus valores clínicos;
- planejar precocemente cuidados paliativos e prevenção quaternária em pacientes com demência avançada.
- Esquema conceitual