Entrar

ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NAS ESCOLIOSES IDIOPÁTICAS

Autores: Carla Raquel de Melo Daher, Danielly Lais Pereira Lima, Jader Barbosa Fonseca
epub-BR-PROFISIO-TRAU-C3V2_Artigo1
  • Introdução

Dor nas costas é o principal sintoma que leva os pacientes a procurarem ajuda de um profissional de saúde, e a escoliose muitas vezes é relacionada como fator de risco dessa dor.1,2 Ao se pensar nos tipos de tratamento para escoliose, observa-se uma gama de atividades que incluem orientações e acompanhamento, uso de coletes, reabilitação por exercício e procedimentos cirúrgicos.

Entretanto, após observar uma redução gradativa das pesquisas para o tratamento conservador e a falta de interesse dos profissionais por esse tratamento, além do crescimento do tratamento cirúrgico, a Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose (SOSORTSociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose) iniciou a produção de consensos que tiveram como objetivo propor uma mínima conciliação entre os médicos e cientistas sobre o assunto.3

Na prática clínica, os pacientes têm muitas dúvidas relacionadas ao tratamento que devem seguir quando iniciam a fisioterapia. Cabe ao fisioterapeuta estar ciente do processo de tratamento e elucidar as principais questões do paciente a respeito da fisioterapia. Por isso, é necessário que o profissional esteja atualizado quanto às abordagens a serem tomadas para melhor sucesso do tratamento com base na literatura cientifica mais atual.

Assim, neste capítulo são abordadas as principais recomendações de tratamento para a escoliose idiopática apresentadas pela SOSORTSociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose e encontradas em outros artigos científicos.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer a SOSORTSociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose e seus esforços para definir diretrizes de tratamento conservador para a escoliose idiopática;
  • identificar a prevalência da escoliose e sua epidemiologia no Brasil e no mundo;
  • elencar as principais formas de diagnóstico para escoliose idiopática;
  • avaliar a postura estática e dinâmica do paciente, direcionando a melhor abordagem para o tratamento;
  • descrever as abordagens mais utilizadas e indicadas pelas diretrizes da SOSORTSociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose e outras evidências científicas.

 

  • Esquema conceitual

 

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login