- Introdução
A epistemologia é a parte da filosofia que trata de forma metódica e reflexiva as diversas manifestações do conhecimento. Trata de conceituar, caracterizar e demarcar as fronteiras entre o conhecimento científico, filosófico, teológico, artístico e do senso comum.1 Trata dos principais critérios que definem a verdade de um enunciado, trata de seus métodos, e, no âmbito mais especulativo, questiona sobre a possibilidade, a origem e a essência do conhecimento.2
A epistemologia pode ser também definida como teoria do conhecimento, filosofia do conhecimento, gnosiologia ou, como sugere Edgar Morin,3 o conhecimento do conhecimento.
A epistemologia, pelo relevante significado de seus conteúdos, deveria constituir-se como uma disciplina importante nos cursos de formação acadêmica dos profissionais da área da saúde, todavia, é lamentável sua exígua presença. A epistemologia é uma disciplina pouco reconhecida, pouco estudada nos currículos universitários, e, por suposto, as reflexões filosóficas sobre os conhecimentos produzidos, consumidos e aplicados estão ausentes nas práticas de professores de educação física, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- debater sobre as concepções epistemológicas inerentes à origem do conhecimento;
- definir e justificar sua própria convicção sobre a origem do conhecimento, em geral, e a do conhecimento científico, em particular.
- Esquema conceitual