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SOBRE A ORIGEM DO CONHECIMENTO

Autores: Adroaldo Gaya , Anelise Gaya
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  • Introdução

A epistemologia é a parte da filosofia que trata de forma metódica e reflexiva as diversas manifestações do conhecimento. Trata de conceituar, caracterizar e demarcar as fronteiras entre o conhecimento científico, filosófico, teológico, artístico e do senso comum.1 Trata dos principais critérios que definem a verdade de um enunciado, trata de seus métodos, e, no âmbito mais especulativo, questiona sobre a possibilidade, a origem e a essência do conhecimento.2

A epistemologia pode ser também definida como teoria do conhecimento, filosofia do conhecimento, gnosiologia ou, como sugere Edgar Morin,3 o conhecimento do conhecimento.

A epistemologia, pelo relevante significado de seus conteúdos, deveria constituir-se como uma disciplina importante nos cursos de formação acadêmica dos profissionais da área da saúde, todavia, é lamentável sua exígua presença. A epistemologia é uma disciplina pouco reconhecida, pouco estudada nos currículos universitários, e, por suposto, as reflexões filosóficas sobre os conhecimentos produzidos, consumidos e aplicados estão ausentes nas práticas de professores de educação física, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • debater sobre as concepções epistemológicas inerentes à origem do conhecimento;
  • definir e justificar sua própria convicção sobre a origem do conhecimento, em geral, e a do conhecimento científico, em particular.

 

  • Esquema conceitual

 

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