Entrar

ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL: DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO PARA O ESPECIALISTA

Gustavo Guimarães B. Alves

Claudio A. Len

epub-BR-PROPED-C7V4_Artigo4

Introdução

A artrite idiopática juvenil (AIJartrite idiopática juvenil) é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela presença de artrite com duração mínima de seis semanas, em pelo menos uma articulação, em crianças e em adolescentes com até 16 anos completos. O termo AIJartrite idiopática juvenil engloba uma série de manifestações clínicas articulares e extra-articulares que variam de um paciente para outro, com níveis de gravidade distintos.

A AIJartrite idiopática juvenil é a doença reumática crônica mais comum da infância e a sua causa ainda é desconhecida. No entanto, destaca-se o processo inflamatório intenso, que pode acarretar danos articulares e extra-articulares, especialmente nos casos de atraso diagnóstico e tratamento incorreto e não baseado nas melhores evidências científicas. O diagnóstico tem base clínica e envolve critérios diagnósticos específicos. Devem-se excluir outras doenças que podem cursar com artrite crônica, como infecções, neoplasias, outras doenças inflamatórias e algumas doenças genéticas.

O reumatologista pediatra é o especialista com treinamento para fazer a confirmação do diagnóstico e o tratamento da AIJartrite idiopática juvenil. Em caso de ausência de reumatologista pediatra no local, pode-se fazer o encaminhamento do paciente para o reumatologista clínico, desde que esse profissional esteja habituado ao tratamento de crianças e atualizado sobre as diretrizes vigentes. Nesse caso, o pediatra deve ficar atento para que se atinjam os melhores resultados.

Nota da Editora: os medicamentos que estiverem com um asterisco (*) ao lado estão detalhados no Suplemento constante no final deste volume.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • identificar a criança ou o adolescente com possível diagnóstico de AIJartrite idiopática juvenil;
  • iniciar o tratamento sintomático para o alívio da dor;
  • encaminhar o paciente com possível diagnóstico de AIJartrite idiopática juvenil para o especialista imediatamente;
  • evitar a solicitação de exames laboratoriais e de imagem desnecessários;
  • distinguir e realizar o diagnóstico diferencial das artrites crônicas na infância.

Esquema conceitual

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login