- Introdução
Urgências em radioterapia (RDTurgências em radioterapia) são situações que exigem detecção rápida e início de tratamento, preferencialmente, nas primeiras 24 horas após o diagnóstico. As principais urgências em RDTurgências em radioterapia são identificadas didaticamente em quatro grandes síndromes:
- síndrome de compressão medular neoplásica (SCMNsíndrome de compressão medular neoplásica);
- síndrome de veia cava superior (SVCSsíndrome de veia cava superior);
- síndrome de obstrução brônquica;
- sangramento tumoral.
Nessas quatro síndromes, o tratamento radioterápico tem uma proposta paliativa, devendo iniciar precocemente, após avaliação multidisciplinar e definição de sua necessidade.
O papel do profissional enfermeiro na assistência ao paciente em tratamento radioterápico de urgência consiste em reconhecer os diagnósticos de enfermagem (DEdiagnósticos de enfermagems) relacionados ao quadro clínico do paciente, permitindo elaborar um plano de cuidados, implementá-lo e avaliar seus resultados.
- Objetivos
Após a leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- entender os principais fundamentos de RDTurgências em radioterapia;
- identificar as quatro principais síndromes que necessitam de diagnóstico precoce e início rápido do tratamento, consideradas urgências em RDTurgências em radioterapia;
- reconhecer os DEdiagnósticos de enfermagems relacionados ao quadro clínico dos pacientes acometidos por síndromes de urgência em RDTurgências em radioterapia;
- elaborar um plano de cuidados com intervenções baseadas nos DEdiagnósticos de enfermagems.
- Esquema conceitual