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ATENDIMENTO AO PACIENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores: Janayne Francheska Mançaneira, Ana Clarice Bartosievicz Prestes
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  • Introdução

Na emergência, para adequado atendimento ao paciente pediátrico com transtorno do espectro autista (TEAtranstorno do espectro autista), é imprescindível que o profissional da saúde considere o pronto-socorro (PSpronto-socorro) uma quebra da rotina, razão que pode levar ao agravamento da agitação da criança. Assim, a abordagem desse paciente deve ser cautelosa, e o tempo de espera, o mínimo possível.

O paciente com TEAtranstorno do espectro autista deve estar sempre acompanhado pelo familiar. Também se deve manter diálogo verbal e não verbal, com o mínimo de estímulo sonoro, explicando cada etapa da consulta. Em algumas situações, a compreensão médica sobre a dor pode ser avaliada com o auxílio de protocolos específicos ou com a ajuda dos pais e/ou responsáveis, a fim de diferenciar a dor da aversão ao toque do examinador.

Neste capítulo, serão apresentadas considerações sobre atendimento, avaliação, manejo da dor, incluindo o uso de medicamentos, de pacientes com TEAtranstorno do espectro autista.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer as etapas do atendimento inicial a paciente com TEAtranstorno do espectro autista;
  • discorrer sobre a avaliação e o manejo da dor do paciente com TEAtranstorno do espectro autista;
  • identificar os medicamentos psicotrópicos que podem ser prescritos ao paciente com TEAtranstorno do espectro autista no PSpronto-socorro;
  • sintetizar o protocolo See–Hear–Feel–Speak.
  • Esquema conceitual
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