- Introdução
A constipação intestinal, condição frequente em crianças, pode ocorrer em todas as faixas etárias e ser causa de consultas em ambulatórios, consultórios e urgências/emergências pediátricas. Embora possa apresentar várias etiologias, na maioria das vezes, sua causa é benigna. O diagnóstico fundamenta-se em critérios clínicos, anamnese minuciosa dos sinais e sintomas gastrintestinais, assim como em exame físico completo.
Se não tratada, a constipação intestinal pode causar uma série de complicações orgânicas e psicológicas ao paciente e, inclusive, provocar repercussões negativas na qualidade de vida da criança. O tratamento precoce e adequado engloba múltiplos fatores, como medidas educativas e medicações laxativas.
Neste capítulo, constam breves considerações pertinentes a prevalência, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento da constipação em crianças.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- revisar noções básicas sobre a constipação na faixa etária pediátrica, com enfoque para o atendimento de urgência e emergência;
- reconhecer o diagnóstico de constipação na faixa etária pediátrica, mesmo em suas apresentações atípicas;
- reconhecer diagnósticos diferenciais de constipação em crianças;
- discutir o tratamento da constipação em crianças de maneira adequada.
- Esquema conceitual