- Introdução
Os usuários de substâncias de melhora de rendimento (em inglês, performance enhancing substances [PESsubstâncias de melhora de rendimento]) com frequência consomem doses altamente suprafisiológicas de anabolizantes, combinando-os entre si e/ou com outros fármacos. O uso de PESsubstâncias de melhora de rendimento está associado a um risco aumentado de morte e a uma grande variedade de doenças cardiovasculares, psiquiátricas, metabólicas, endócrinas, neurológicas, infecciosas, hepáticas e renais, assim como a distúrbios musculoesqueléticos.
Como, por razões éticas, os ensaios randomizados não podem duplicar as grandes doses de anabolizantes e os diversos fatores associados ao uso dessas substâncias, a maior parte das informações científicas dessa área vem de estudos observacionais.
Além disso, não há estudos suficientes sobre a prevalência do uso de PESsubstâncias de melhora de rendimento, os mecanismos pelos quais os anabolizantes exercem efeitos adversos para a saúde e as interações dessas substâncias com lesões esportivas e outros riscos associados a mudanças comportamentais.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- descrever o que são substâncias anabolizantes;
- reconhecer quais são os principais anabolizantes existentes;
- identificar os principais efeitos adversos associados ao abuso de anabolizantes;
- indicar o uso adequado da testosterona no tratamento do hipogonadismo masculino.
- Esquema conceitual