- Introdução
A educação em diabetes melito (DMdiabetes melito) é um assunto importante, visto que ela é necessária em todas as fases da doença, seja para combater o risco de desenvolver a patologia até para tratar durante os anos posteriores.
Os pilares da educação em diabetes são o ensino e o aprendizado realizados de forma contínua e diária. O mestre é o educador em diabetes e quem rege uma orquestra, incentivando, estimulando, esclarecendo, orientando, capacitando e empoderando os pacientes com diabetes e seus familiares. Portanto, o educador em diabetes deve, de forma constante, manter atualizado o seu conhecimento sobre o diabetes, dominar o processo de ensino e de aprendizagem e ter equilíbrio emocional, intelectual, ético e educacional para fazer seu trabalho de forma segura e responsável.
Neste artigo, será realizada uma abordagem geral sobre o DMdiabetes melito, os dados epidemiológicos, as complicações e o tratamento, com enfoque principal na importância da educação em DMdiabetes melito.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- definir a importância da educação no manejo do DMdiabetes melito;
- descrever as medidas de intervenção educacionais e seus resultados na melhora do controle da doença crônica como DMdiabetes melito;
- avaliar a importância da educação continuada e persistente no manejo e no controle do DMdiabetes melito;
- ampliar o conhecimento dos pacientes com DMdiabetes melito sobre sua doença, auxiliando no autocuidado, estimulando mudanças de comportamento e de estilo de vida e visando prevenir as complicações crônicas advindas do mau controle do DMdiabetes melito.
- Esquema conceitual