- Introdução
A terapia com oxigênio é um importante recurso no tratamento de doenças que levam à insuficiência respiratória, principalmente nas infecções do trato respiratório inferior, e que constituem importante causa de hospitalização em crianças menores de 5 anos.
Vários dispositivos podem ser utilizados para administrar oxigênio suplementar em pediatria. Recentemente, foi desenvolvida a cânula nasal de alto fluxo (CNAFcânula nasal de alto fluxo) um novo dispositivo que fornece concentração específica de oxigênio inspirado, com fluxo que atende ou excede as necessidades de fluxo inspiratório do paciente. Além disso, oferece baixo nível de pressão positiva na faringe, por meio da mistura de gases aquecidos e umidificados.
A terapia com a CNAFcânula nasal de alto fluxo se tornou uma alternativa popular no tratamento de lactentes com bronquiolite viral aguda (BVAbronquiolite viral aguda) por ser considerada uma intervenção menos invasiva, de raros eventos adversos, segura e eficaz, que contribui de forma satisfatória para reduzir a taxa de intubação de crianças hospitalizadas. Além disso, é um recurso mais econômico quando comparado com a ventilação mecânica invasiva.
- Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- explicar os mecanismos de ação da CNAFcânula nasal de alto fluxo;
- reconhecer os casos em que é necessário indicar a CNAFcânula nasal de alto fluxo;
- comparar a CNAFcânula nasal de alto fluxo e a oxigenoterapia convencional;
- distinguir a CNAFcânula nasal de alto fluxo da CPAP;
- descrever o funcionamento da CNAFcânula nasal de alto fluxo na BVAbronquiolite viral aguda;
- evitar as complicações decorrentes do uso da CNAFcânula nasal de alto fluxo;
- identificar os critérios para descontinuação da CNAFcânula nasal de alto fluxo;
- iniciar o desmame da CNAFcânula nasal de alto fluxo em BVAbronquiolite viral aguda.
- Esquema conceitual