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DESENVOLVIMENTO DE JOGOS E GAMIFICAÇÃO PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO: JOGOS COMO TECNOLOGIA PARA PSICÓLOGOS

Silvia Regina de Souza Arrabal Gil

Gabriele Gris

Izadora Ribeiro Perkoski

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Introdução

Há muito, tecnologias têm sido criadas com a finalidade de melhorar a qualidade de vida por meio da resolução de problemas humanos. Para a análise do comportamento, o comportamento é a interação do organismo com o ambiente, e mudanças no ambiente o afetam e vice-versa. Os desenvolvimentos tecnológicos têm mudado a forma de interação com o mundo e essas mudanças afetam as pessoas até mesmo no âmbito profissional.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • explicar os jogos como tecnologia de intervenção comportamental;
  • conceituar e caracterizar jogos sérios e gamificação;
  • descrever as vantagens e desvantagens do uso de jogos sérios como estratégia para o ensino e o aprimoramento de comportamentos;
  • identificar elementos nos jogos sérios que favoreçam a mudança de comportamento;
  • elencar os passos para o desenvolvimento e a avaliação de jogos sérios e estratégias gamificadas;
  • planejar intervenções com jogos e estratégias gamificadas.

Esquema conceitual

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