Entrar

DISFUNÇÃO ERÉTIL: ASPECTOS ENDÓCRINOS

Autor: Fábio Ferreira de Moura
epub-BR-PROENDOCRINO-C11V2_Artigo4
  • Introdução

A disfunção erétil (DEdisfunção erétil) é uma condição muito frequente, tem grande impacto sobre a qualidade de vida dos pacientes e atualmente é considerada um marcador de disfunção endotelial e risco cardiovascular. Várias doenças endócrinas podem causar DEdisfunção erétil, agravar uma DEdisfunção erétil pré-existente ou apresentar essa disfunção como manifestação clínica inicial, entre elas o hipogonadismo (tanto primário quanto secundário), a obesidade (especialmente a central, que se associa ao diabetes melito [DMdiabetes melito]), a hipertensão arterial sistêmica (HAShipertensão arterial sistêmica) e a dislipidemia (síndrome metabólica [SMsíndrome metabólica]).

A correção adequada das deficiências hormonais (por meio da reposição de hormônio ou o bloqueio da sua hiperprodução), a perda de peso, o bom controle metabólico e a mudança nos hábitos de vida contribuem para a tratar as disfunções sexuais, especialmente a DEdisfunção erétil. O tratamento farmacológico — principalmente com o uso de inibidores da fosfodiesterase 5 (iPDE5inibidores da fosfodiesterase 5) — e alguns procedimentos invasivos, como o implante de prótese peniana, também podem ser necessários.

Pode-se afirmar que a DEdisfunção erétil é uma condição prevalente que é causa de importante diminuição da qualidade de vida, que está associada com morbidade e que, cada vez mais, é reconhecida como um marcador de mortalidade. No entanto, apesar de ser uma condição comum, é subdiagnosticada e subtratada. Uma vez que várias doenças endócrino-metabólicas e a DEdisfunção erétil estão intrinsicamente relacionadas (causa, consequência ou manifestação clínica), fica evidente que o endocrinologista está na linha de frente desse combate, precisando aumentar o alerta e o entendimento sobre essa condição.

  • Objetivos

Após a leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • rever a prevalência, a importância, a classificação e as principais causas da DEdisfunção erétil;
  • identificar o diagnóstico clínico e laboratorial das causas endocrinológicas e metabólicas da DEdisfunção erétil;
  • discutir alguns aspectos do tratamento da DEdisfunção erétil presente nas condições endócrino-metabólicas.

 

  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login