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ENTREVISTA INICIAL, AVALIAÇÃO CLÍNICA E CONCEITUALIZAÇÃO COGNITIVA

Autores: Cristiane de Figueiredo Vasconcellos Rodrigues, Luciana Pereira da Silva
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  • Introdução

Entre as habilidades exigidas dos psicoterapeutas em geral, e em especial dos cognitivo-comportamentais, está a capacidade de propor estratégias terapêuticas com base em uma boa avaliação clínica do cliente. Normalmente, ela ocorre no início do processo terapêutico e busca levantar os dados relevantes da história de vida e dos sintomas apresentados.

Por meio da investigação e do reconhecimento de pensamentos, regras, valores e crenças do cliente e de sua relação com o modo como ele se sente e se comporta nas situações, é possível construir uma conceitualização cognitiva particular. A conceitualização busca integrar, de modo único, as queixas apresentadas com a terapia cognitivo-comportamental (TCCterapia cognitivo-comportamental), que serve de compreensão para pessoas que apresentam o mesmo transtorno ou as mesmas queixas e, a partir do entendimento das necessidades específicas de cada cliente, o terapeuta poderá planejar e implementar um plano de tratamento com metas objetivas e significativas para a pessoa.

Este artigo se propõe a fazer uma revisão dos conceitos de entrevista inicial, avaliação clínica e conceitualização cognitiva, integrando as etapas e servindo como um guia para o terapeuta que deseja se atualizar no tema. Assim, o objetivo deste artigo é contribuir para esse desenvolvimento e/ou essa atualização profissional, apresentando propostas clássicas e contemporâneas de entrevista e avaliação clínicas com vistas à elaboração da conceitualização cognitiva proposta por Judith e colaboradores1,2 e revisitada por alguns colaboradores, como Kuyken e colaboradores3 Wright e colaboradores4 entre outros.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • planejar uma entrevista inicial a partir das etapas essenciais à técnica de TCCterapia cognitivo-comportamental;
  • identificar os métodos e instrumentos para fazer uma avaliação clínica na TCCterapia cognitivo-comportamental;
  • reconhecer os elementos básicos para uma conceitualização cognitivo-comportamental eficaz;
  • elaborar um esquema para a conceitualização de caso na avaliação clínica da TCCterapia cognitivo-comportamental.
  • Esquema conceitual
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