- Introdução
Entre as habilidades exigidas dos psicoterapeutas em geral, e em especial dos cognitivo-comportamentais, está a capacidade de propor estratégias terapêuticas com base em uma boa avaliação clínica do cliente. Normalmente, ela ocorre no início do processo terapêutico e busca levantar os dados relevantes da história de vida e dos sintomas apresentados.
Por meio da investigação e do reconhecimento de pensamentos, regras, valores e crenças do cliente e de sua relação com o modo como ele se sente e se comporta nas situações, é possível construir uma conceitualização cognitiva particular. A conceitualização busca integrar, de modo único, as queixas apresentadas com a terapia cognitivo-comportamental (TCCterapia cognitivo-comportamental), que serve de compreensão para pessoas que apresentam o mesmo transtorno ou as mesmas queixas e, a partir do entendimento das necessidades específicas de cada cliente, o terapeuta poderá planejar e implementar um plano de tratamento com metas objetivas e significativas para a pessoa.
Este artigo se propõe a fazer uma revisão dos conceitos de entrevista inicial, avaliação clínica e conceitualização cognitiva, integrando as etapas e servindo como um guia para o terapeuta que deseja se atualizar no tema. Assim, o objetivo deste artigo é contribuir para esse desenvolvimento e/ou essa atualização profissional, apresentando propostas clássicas e contemporâneas de entrevista e avaliação clínicas com vistas à elaboração da conceitualização cognitiva proposta por Judith e colaboradores1,2 e revisitada por alguns colaboradores, como Kuyken e colaboradores3 Wright e colaboradores4 entre outros.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- planejar uma entrevista inicial a partir das etapas essenciais à técnica de TCCterapia cognitivo-comportamental;
- identificar os métodos e instrumentos para fazer uma avaliação clínica na TCCterapia cognitivo-comportamental;
- reconhecer os elementos básicos para uma conceitualização cognitivo-comportamental eficaz;
- elaborar um esquema para a conceitualização de caso na avaliação clínica da TCCterapia cognitivo-comportamental.
- Esquema conceitual