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MODELO TRANSTEÓRICO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E A PRÁTICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM DIFERENTES DEMANDAS

Autores: Margareth da Silva Oliveira, Karen Priscila Del Rio Szupszynski, Raquel de Melo Boff
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  • Introdução

O modelo transteórico de mudança de comportamento (MTTmodelo transteórico), desenvolvido por Prochaska e DiClemente,1 tem o objetivo de compreender o processo de mudança em diferentes comportamentos.

O MTTmodelo transteórico tem sido tema de diversas pesquisas nos últimos anos, pois a comprovação empírica de seus construtos tem sido significativamente positiva. O MTTmodelo transteórico é um modelo integrador, que propõe que a mudança pode ser compreendida como um processo em que a pessoa cria novos comportamentos, modifica comportamentos existentes ou cessa comportamentos disfuncionais.2

O objetivo da criação do MTTmodelo transteórico não foi resolver conceitualmente a definição de mudança ou de motivação, mas tentar identificar e descrever importantes elementos de uma mudança de comportamento intencional.2

O MTTmodelo transteórico tem sido utilizado em pesquisas que objetivam compreender o processo de mudança em diferentes comportamentos-problema, tais como em uso de tabaco, de álcool, de drogas ilícitas, de alimentação inadequada, de sedentarismo, de comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), de dificuldade de utilizar o aparelho de amplificação sonora individual (AASIaparelho de amplificação sonora individual), entre outros.3,4,5

Intervenções tradicionais, frequentemente, assumem que os indivíduos estão prontos para uma mudança de comportamento imediata e permanente. As estratégias de tratamento refletem essa premissa e, como resultado, apenas uma porção muito pequena da população adere aos tratamentos propostos. Em contraste, o MTTmodelo transteórico não faz nenhuma suposição sobre a forma como os indivíduos estão dispostos a mudar.6

O MTTmodelo transteórico reconhece que os indivíduos são diferentes, estão em fases diferentes e que as intervenções apropriadas devem ser desenvolvidas de acordo com essas diferenças. Como resultado, os tratamentos baseados no MTTmodelo transteórico apresentam taxas de participação mais elevadas.6

Ainda, o MTTmodelo transteórico compreende que a mudança comportamental constitui-se em um processo ao longo do tempo, que evolui a partir de alguns pequenos processos. Essa evolução depende de modificações de diferentes níveis cognitivos e comportamentais. É nesse sentido que o MTTmodelo transteórico associado à terapia cognitivo-comportamental (TCCterapia cognitivo-comportamental) pode tornar-se uma potente intervenção, capaz de promover mudanças que perduram em longo prazo, uma vez que os tratamentos baseados no MTTmodelo transteórico têm taxas de participação mais elevadas.6

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • aprofundar o seu conhecimento acerca do MTTmodelo transteórico;
  • compreender as dimensões que fazem parte do MTTmodelo transteórico;
  • identificar as possibilidades de integração do MTTmodelo transteórico com a TCCterapia cognitivo-comportamental;
  • reconhecer a aplicação do MTTmodelo transteórico em diferentes contextos.
  • Esquema conceitual
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