Introdução
Hérnias são uma das desordens anatômicas mais comuns em homens e mulheres e são responsáveis por milhares de cirurgias todos os anos.
O uso de telas para a correção cirúrgica de defeito herniário da parede abdominal contribuiu para a acentuada redução dos índices de recidiva das hérnias. Entretanto, é fundamental o conhecimento das qualidades físico-químicas e biológicas dos diversos tipos de tela para o adequado uso extra ou intra-abdominal, evitando, assim, as suas diversas complicações.
Por meio de uma extensa revisão da literatura especializada, este capítulo fornece subsídios para a escolha e o correto uso das malhas cirúrgicas.
Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- conhecer os tipos de malhas cirúrgicas disponíveis para correção de hérnias incisionais , sejam elas sintéticas ou biológicas, levando em conta, especialmente, seu material e estrutura;
- identificar as principais classes de diferentes telas usadas e avaliar suas propriedades físico-químicas , possibilitando a escolha correta da tela a ser utilizada nas diversas técnicas empregadas em correções de hérnias incisionais.