Entrar

ESTRATÉGIAS NÃO VENTILATÓRIAS PARA TROCA GASOSA – EXTRACORPOREAL MEMBRANE OXYGENATION E INTERVENTIONAL LUNG ASSIST

Autores: Raquel Vasques Escobar, Luciano Cesar Pontes Azevedo
epub_All_Artigo4
  • Introdução

A sigla ECMOoxigenação por membrana extracorpórea, do inglês extracorporeal membrane oxygenation, significa oxigenação por membrana extracorpórea ou circulação extracorpórea por oxigenador de membrana.

A ECMOoxigenação por membrana extracorpórea não é um tratamento específico, mas uma modalidade terapêutica que fornece suporte cardiorrespiratório artificial prolongado, permitindo repouso e recuperação pulmonar e cardíaca. Seu uso como suporte cardiorrespiratório tem sido descrito desde 1969, porém, nessa época, os resultados não foram satisfatórios, com alto índice de mortalidade e complicações frequentes, como sangramentos e embolias.1,2

Em 2009, com a infecção causada pelo vírus influenza A (H1N1) e as graves consequências respiratórias decorrentes dessa afecção, que atingiu níveis pandêmicos, com alta letalidade, principalmente por insuficiência respiratória refratária à ventilação mecânica (VMventilação mecânica) convencional, houve ressurgimento do interesse pela ECMOoxigenação por membrana extracorpórea.

Entre os objetivos da ECMOoxigenação por membrana extracorpórea estão assegurar tempo para recuperação de lesão pulmonar potencialmente reversível, garantir a remoção adequada do dióxido de carbono (CO2), permitir ventilação protetora sem ocorrência de hipercapnia e diminuir os riscos subsequentes à exposição à hipercapnia, como aumento da pressão intracraniana (PICpressão intracraniana), depressão miocárdica e redução do fluxo sanguíneo renal.

A ECMOoxigenação por membrana extracorpórea está indicada em unidades de terapia intensiva (UTIs) como modalidade terapêutica para pacientes ventilados mecanicamente que não apresentam resposta positiva às medidas ventilatórias convencionais e apresentam falência respiratória potencialmente reversível.

  • Objetivos

Após a leitura deste artigo, o leitor será capaz de:

 

  • compreender o conceito de ECMOoxigenação por membrana extracorpórea;
  • reconhecer a história da ECMOoxigenação por membrana extracorpórea no Brasil e demais localidades no mundo;
  • reconhecer o uso da ECMOoxigenação por membrana extracorpórea como modalidade terapêutica em UTI;
  • identificar as indicações e as complicações da ECMOoxigenação por membrana extracorpórea e do Interventional Lung Assist (iLAInterventional Lung Assist);
  • identificar os dispositivos disponíveis no mercado.
  • reconhecer as experiências com ECMOoxigenação por membrana extracorpórea em pacientes adultos.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login