Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer a importância do Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (CECN) no ambiente virtual e presencial;
- identificar as possibilidades de atuação do nutricionista clínico nos diferentes meios de comunicação;
- discutir maneiras adequadas para se comunicar com ética nas mídias sociais na nutrição clínica.
Esquema conceitual
Introdução
O nutricionista é o profissional que, por força da Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991,1 possui direitos e deveres para o desenvolvimento de práticas inerentes à sua habilitação técnica, que se manifesta como ação social em favor da saúde e da segurança alimentar e nutricional.
Capazes de desenvolver, promover e participar de ações orientadoras e de divulgação de informação de qualidade sobre alimentação e nutrição, os nutricionistas têm usado cada vez mais as mídias sociais para fins profissionais.
Vários indicadores sugerem que o uso de mídias sociais no contexto da saúde está crescendo; por exemplo, o número de artigos indexados nas bases de dados aumentou substancialmente nos últimos anos, e as políticas de mídia social estão sendo adotadas e testadas em vários ambientes de saúde, assim como os periódicos estão discutindo como as mídias sociais facilitam o compartilhamento de conhecimento na saúde.2