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INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DE LITERACIA FAMILIAR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA

Ana Resende

Henriqueta Figueiredo

Sílvia Caldeira

Margarida Lourenço

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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • Promover a participação precoce e intencional de pais/figuras parentais em atividades com a criança, promotoras do desenvolvimento de competências comunicacionais preditoras da aquisição de competências de literacia emergente;
  • explicar o conceito de literacia emergente ou precoce;
  • descrever os pressupostos associados ao conceito de literacia emergente;
  • identificar os principais conhecimentos/competências/capacidades de literacia emergente.

Esquema conceitual

Introdução

A literacia passou a ser abordada desde a segunda metade do século XX como um processo de aprendizagem que abrange e enfatiza componentes como compreensão, comunicação e função da linguagem escrita, não sendo apenas um conjunto de competências apreendidas a partir do processo de alfabetização das capacidades básicas que sustentam a literacia ao longo do ciclo de vida.1–6

A promoção da construção da literacia não deve ter início apenas quando da entrada da criança na escolaridade obrigatória, mas sim o mais precocemente possível, não só no contexto familiar, como também em diferentes contextos comunitários com os quais a criança contata logo desde tenra idade (por exemplo, restaurantes, centros comerciais, agrupamentos de centro de saúde, hospitais, bibliotecas, rua).

O contexto da saúde, nomeadamente na atenção primária, que contata logo precocemente com a criança/família, para além das suas responsabilidades na prestação de cuidados clínicos e curativos, deve orientar-se também para a promoção da saúde do adulto e da criança, por intermédio de estratégias inovadoras de educação para a saúde (EpS).7

Essa promoção da saúde pressupõe o desenvolvimento integral da criança, em razão da melhoria da informação dada aos pais e às figuras parentais, por meio de estratégias inovadoras de EpS. Nesse sentido, a promoção precoce de práticas de literacia familiar, com vista à aquisição de competências de literacia emergente, precursoras da construção da literacia, também capacita pais/figuras parentais para a promoção do desenvolvimento integral da criança (ou seja, do desenvolvimento dos seus domínios psicomotor, cognitivo-linguístico e psicossocial).

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) integra o termo literacia no eixo dos focos, definindo-o, do ponto de vista do conceito, como capacidade, e não há, contudo, uma linguagem padronizada que documente de forma sistematizada a promoção precoce da literacia emergente no contexto da saúde enquanto cuidado antecipatório a se considerar na enfermagem materna ou neonatal.8

Neste capítulo, apresenta-se a construção de um programa inovador de Promoção de Práticas de Literacia Familiar para o Desenvolvimento da Criança (PPLFDC) enquanto instrumento orientador de boas práticas para a promoção de literacia emergente à família/criança na atenção primária, resultante de uma pesquisa em doutorado,8 enfatizando o primeiro ano de vida.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
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