Entrar

O IDOSO E O EXERCÍCIO FÍSICO

Autores: Leandro Franzoni, Anderson Donelli da Silveira
epub-BR-PROCARDIOL-C15V1_Artigo1

Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, o número de idosos chegará próximo a 2 bilhões de pessoas. Conforme o Ministério da Saúde (MS), o Brasil, em 2030, terá a quinta maior população idosa do mundo. Diante desse aumento crescente, surgem algumas preocupações com a qualidade de vida, a saúde e a autonomia durante essa fase da vida. O exercício físico é uma alternativa muito utilizada para melhorar a qualidade de vida, a saúde e a autonomia do idoso.1

Ao longo deste capítulo, serão abordados diversos temas relacionados ao exercício físico para o idoso. Além disso, serão revisados os principais tipos de exercícios utilizados para a população idosa, bem como os métodos de prescrição de exercício físico.

É de suma importância que o idoso tenha uma atenção especial relacionada à saúde, pois, com o envelhecimento, naturalmente, ele se torna mais frágil.

O exercício físico é uma ferramenta muito valiosa para dar uma condição física melhor ao idoso. No entanto, é fundamental que se conheça bem a condição geral de cada indivíduo. Portanto, serão abordados especialmente os métodos de avaliação para futura prescrição de cada tipo de exercício.

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer os tipos de exercício físico que podem ser utilizados nos idosos;
  • avaliar a condição física do idoso;
  • indicar os diferentes tipos de exercício físico para o idoso;
  • reconhecer as melhores evidências sobre exercício físico para o idoso.

Esquema conceitual

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login