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O VALOR DA EMPATIA E DA COMUNICAÇÃO

Autores: Alexandre Alessi, Mateus Rodrigues Alessi
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Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • discutir a importância da empatia na formação de uma boa relação médico-paciente;
  • listar os benefícios de uma boa comunicação interpessoal;
  • identificar a relevância e os benefícios de uma boa relação médico-paciente, centrada no pilar da empatia.

Esquema conceitual

Introdução

A empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro frente determinada situação, já é concebida como um dos pilares da relação médico-paciente. Ela não serve apenas para se solidarizar com o próximo, mas também para compreender a doença por outra ótica, entendendo os medos, as fraquezas e as inseguranças do paciente. Somente com esse entendimento é possível estabelecer uma devida comunicação, escolhendo as palavras, o tom de voz e a forma de passar determinada informação adequados.

A habilidade de se comunicar utilizando tanto a linguagem verbal como a não verbal faz parte das soft skills, definidas como competências relacionadas ao comportamento humano, e já vem sendo treinada em diversas faculdades de Medicina ao redor do mundo.

Saber transmitir uma informação tem o poder de aumentar a aderência ao tratamento, fidelizar o paciente e promover uma melhor relação do doente com sua doença.

Uma boa comunicação depende da capacidade empática do profissional e ambas fazem parte de um potente medicamento que não se ingere ou se injeta e são fundamentais para o combate de uma enfermidade.

Os médicos são treinados para identificar corretamente os sinais e sintomas de determinadas doenças, realizar o exame físico e prescrever o tratamento adequado. No entanto, por vezes, esquecem que um simples sorriso ou uma palavra bem colocada também têm o poder de aliviar a dor e o sofrimento, muitas vezes de forma mais prolongada do que muitos medicamentos.

Como já dizia Ambroise Paré, cirurgião francês do século XVI: “curar ocasionalmente, aliviar frequentemente e consolar sempre”.1

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