Introdução
No cenário atual globalizado — seguido de mudanças constantes, novas tecnologias, conectividade, sustentabilidade e desenvolvimento do conhecimento humano —, a administração das organizações, sejam elas públicas ou privadas, tornou-se essencial para a concretização das atividades e o alcance de seus objetivos de modo eficiente e eficaz.1–3
A forma de administrar, acompanhando a evolução da sociedade, também precisou evoluir, de modo a adaptar e modificar suas teorias e abordagens para que sejam consideradas aplicáveis e úteis ao momento.2,3 De forma resumida, o que se aplica em termos de processos básicos da administração são o planejamento, a direção, a organização e o controle.
Na enfermagem, diante das atividades multifacetadas da profissão — assistência na atenção à saúde, educação, pesquisa e gestão —, a administração também se encontra presente, acompanhando as ações e atividades diretas e indiretas na qualidade e segurança e dos cuidados prestados aos usuários.4,5
Entre as possibilidades de atuação dos enfermeiros, destaca-se o ambiente hospitalar. O hospital consiste em uma das mais complexas organizações de saúde, visto que envolve tecnologia avançada e prestação de serviços especializados, empregando profissionais de diversas áreas.6
O trabalho do enfermeiro hospitalar, no que concerne às suas múltiplas e complexas dimensões, tem na área da gestão e do gerenciamento do processo do cuidar a premissa da articulação entre a gerência e a assistência.
Além disso, ressalta-se que o enfermeiro coordena uma equipe de enfermagem. Nesse aspecto, deve estar preparado para as demandas a serem enfrentadas com assertividade, auxiliando a equipe nas diversas tarefas, as quais demandam o cuidado ao usuário.6
Nesse cenário, o planejamento das ações sob responsabilidade de enfermeiros que atuam com autonomia resulta na organização do processo de trabalho baseado em prioridades e nas necessidades de cuidado dos pacientes, contribuindo e promovendo a qualidade da assistência e prestação de um cuidado adequado, seguro, completo, constante e individualizado.6
Com base nessa perspectiva, é necessário que os enfermeiros desenvolvam conhecimentos e ferramentas para que estejam capacitados a realizar o planejamento e a organização das ações, especialmente no que concerne ao ambiente hospitalar.
Objetivos
Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de
- reconhecer o planejamento e a organização como ferramentas para a gestão em enfermagem;
- identificar os instrumentos que auxiliam o enfermeiro no planejamento e na organização da prática profissional;
- analisar a viabilidade do uso de ferramentas na gestão do enfermeiro em contexto hospitalar.