Entrar

PODER MECÂNICO E VENTILAÇÃO MECÂNICA

Autor: Werther Brunow de Carvalho
epub-BR-PROTIPED-C14V3_Artigo4

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer o conceito de poder mecânico (PMpoder mecânico) no paciente em assistência ventilatória;
  • identificar fatores associados à lesão pulmonar induzida pela ventilação pulmonar mecânica (LPIVPM) e os princípios ergonômicos;
  • verificar os parâmetros da ventilação pulmonar mecânica (VPM), envolvidos no PMpoder mecânico;
  • aplicar as fórmulas simplificadas do PMpoder mecânico;
  • identificar os valores do PMpoder mecânico e a proporção de mortalidade em pediatria.

Esquema conceitual

Introdução

A carga de energia transferida para os pulmões durante o uso da VPM produz um estresse, uma tensão mecânica, sendo que essa carga é a causa da LPIVPM. Gattinoni e colaboradores1 conceituaram o PMpoder mecânico como o total de energia transferida para o sistema respiratório (SR) por unidade de tempo.

O PMpoder mecânico é a energia entregue por unidade de tempo ao SR através do aparelho de VPM, medida em joules/minuto (J/m).

Considerando-se uma visão unificada da lesão pulmonar, identificam-se as causas relacionadas ao pulmão e as relacionadas à ventilação, ocasionando a possibilidade de lesão (Figura 1).

PMpoder mecânico: poder mecânico; DPpressão de condução: pressão de condução; VCvolume corrente: volume corrente; FRfrequência respiratória: frequência respiratória; PEEPpressão expiratória final positiva: pressão expiratória final positiva.

FIGURA1: LPIVPM, incluindo as causas relacionadas à VPM e o conceito de PMpoder mecânico. // Fonte: Adaptada de Gattinoni e colaboradores (2016).1

Tanto a pressão de platô (Pplatô) como a pressão de condução (DPpressão de condução) aplicada em cada ciclo são atualmente monitoradas e reguladas, mas são unidades incompletas de energia da insuflação aplicada em cada ciclo. A intensidade da entrada de energia corrente (energia aplicada por unidade de parênquima pulmonar por unidade de tempo) é claramente importante. Os princípios da física que relatam a energia para uma tensão intolerável e lesão parecem ter alcançado um progresso significativo no entendimento mais profundo e consistente da LPIVPM (Figura 2).

LPIVPM: lesão pulmonar induzida pela ventilação pulmonar mecânica; PEEPpressão expiratória final positiva: pressão expiratória final positiva; PCO2: pressão parcial de gás carbônico.

FIGURA2: Proposição de fatores contribuintes para o risco de LPIVPM de acordo com princípios ergonômicos. // Fonte: Adaptada de Marini e colaboradores (2020).2

As causas pulmonares dependem de alterações fisiopatológicas do parênquima pulmonar (diminuição do volume pulmonar, grau de não homogeneidade de acometimento do pulmão, ocasionando uma distribuição desigual da energia aplicada, o qual é o segundo determinante da LPIVPM) associadas então as causas relacionadas à ventilação. Portanto, existe uma interação entre o PMpoder mecânico da ventilação fornecido e os fatores predisponentes relacionados ao pulmão.

Condições não relacionadas a fatores não mecânicos de lesão incluem:

 

  • pressões vasculares e fluxos;
  • temperatura corpórea;
  • pressão arterial de oxigênio (PaO2);
  • pressão arterial de gás carbônico (PaCO2);
  • pH tecidual (Figura 3).

PEEPpressão expiratória final positiva: pressão expiratória final positiva; FiO2: fração inspirada de oxigênio; PaCO2: pressão arterial de gás carbônico; LPIVPM: lesão pulmonar induzida pela VPM.

FIGURA3: Vários fatores associados com a LPIVPM. // Fonte: Adaptada de Rocco e Marini (2020).3

O processo de lesão ocorre devido às forças adaptativas e de reparação da lesão.

Esquematicamente, é possível representar a VPM como um sólido irregular com seis componentes (Figura 4):

 

  • volume corrente (VCvolume corrente);
  • frequência respiratória (FRfrequência respiratória);
  • pressão expiratória final positiva (PEEPpressão expiratória final positiva);
  • DPpressão de condução;
  • resistências;
  • fluxo.

VCvolume corrente: volume corrente; FRfrequência respiratória: frequência respiratória; DPpressão de condução: pressão de condução; PEEPpressão expiratória final positiva: pressão expiratória final positiva.

FIGURA4: Representação geométrica sólida irregular da estrutura da VPM. // Fonte: Adaptada de Vasques e colaboradores (2018).4

Como observado na Figura 4, apresentando esse modelo esquemático, cada componente tem uma área distinta, exemplificando diferentes pesos relativos do componente da VPM em determinar uma evolução potencialmente perigosa. Não obstante, o papel de cada componente e a combinação de todos eles poderá fornecer um quadro completo, relacionado ao papel do PMpoder mecânico.

Os parâmetros da VPM envolvidos com o PMpoder mecânico estão delineados no Quadro 1.

QUADRO 1

PODER MECÂNICO

Parâmetros da VPM envolvidos

  • VCvolume corrente*
  • Pplatô
  • PEEPpressão expiratória final positiva
  • DPpressão de condução*
  • Fluxo*

VPM: ventilação pulmonar mecânica; VCvolume corrente: volume corrente; Pplatô: pressão de platô; PEEPpressão expiratória final positiva: pressão expiratória final positiva; DPpressão de condução: pressão de condução. *Maior peso para o PMpoder mecânico. // Fonte: Elaborado pelo autor.

Com maior ou menor significância, cada um dos parâmetros da VPM envolvidos com o PMpoder mecânico contribui para a LPIVPM, sendo difícil delinear cada parâmetro como alvo principal.

Na Figura 5, são apresentados, de outra forma, os parâmetros relacionados ao fornecimento de energia para os pulmões durante a VPM.

PMpoder mecânico: poder mecânico; VCvolume corrente: volume corrente; Pplatô: pressão de platô; PEEPpressão expiratória final positiva: pressão expiratória final positiva; DPpressão de condução: pressão de condução; FRfrequência respiratória: frequência respiratória.

FIGURA5: Parâmetros envolvidos com o PMpoder mecânico fornecido para os pulmões. Estudos adicionais são necessários para avaliar as interações entre esses parâmetros. // Fonte: Adaptada de arquivo de imagens do autor.

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login