- Introdução
O elevado volume de investimentos em neurociência feito nas últimas duas décadas levou a um aumento exponencial do conhecimento sobre o sistema nervoso, do nível genético ao comportamental. No entanto, o impacto desses avanços na prática da psiquiatria ainda é mínimo, e entre os fatores tidos como limitantes está o modelo geral de classificação nosológica.
Apesar de úteis na clínica, as classificações psiquiátricas vigentes são quase que exclusivamente descritivas e têm se mostrado incapazes de incorporar o progresso da neurobiologia. O Research Domain Criteria (RDoCResearch Domain Criteria) é uma proposta de classificação voltada para a pesquisa em psiquiatria, com o objetivo de preencher a lacuna da validade neurobiológica por meio de um forte embasamento neurocientífico.
Na atualidade, o RDoCResearch Domain Criteria é usado exclusivamente como um modelo heurístico de pesquisa e não faz parte das diretrizes diagnósticas e terapêuticas que norteiam a prática clínica. Ainda assim, a aquisição de conhecimentos sobre o RDoc é um exercício de atualização mesmo para o psiquiatra que não está envolvido em pesquisa.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- reconhecer a perspectiva do RDoCResearch Domain Criteria e o seu embasamento teórico;
- identificar os domínios e construtos presentes na matriz do RDoCResearch Domain Criteria;
- distinguir entre os sistemas de valência positiva e negativa, os sistemas para os processos sociais, os sistemas cognitivos e os sistemas regulatórios e do estado de alerta;
- reproduzir o delineamento de futuras pesquisas com bases nessas mudanças de paradigma.
- Esquema conceitual