Entrar

RESGATE AEROMÉDICO

Autor: Janete Peregrino Braga
epub-BR-PROURGEM-C13V1_Artigo5
  • Introdução

O resgate aeromédico proporciona rápido atendimento à vítima no local do evento, por meio de aeronaves de asa rotativa ou fixa, com uma redução significativa do tempo de deslocamento para o tratamento definitivo, o que maximiza as chances do paciente para uma recuperação bem-sucedida. A necessidade de atendimento rápido e adequado na fase pré-hospitalar se torna uma realidade nos dias atuais diante das dificuldades de deslocamento em centros urbanos.

Trata-se de um serviço integrado ao sistema de atendimento pré-hospitalar móvel e à Central de Regulação Médica de Urgências da região, sendo regulamentado pelas Portarias do Ministério da Saúde n.º 2.048, de 5 de novembro de 2002,1 e n.º 1.863/GM, de 29 de setembro de 2003,2 além das Resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFMConselho Federal de Medicina), que regulamentam o atendimento pré-hospitalar,3 o transporte inter-hospitalar4 e o transporte aeromédico;5 e pela Resolução n.° 512, de 11 de abril de 2019, que aprova o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil — RBAC n.° 90.

ATIVIDADE

1. Quais os principais fatores para um resgate aeromédico seguro? Compare sua resposta com o texto a seguir.

 

2. Como indicar o momento adequado para o resgate aeromédico? Compare sua resposta com o texto a seguir.

 

As capacitações da equipe aeromédica são tão importantes quanto a manutenção das aeronaves. O entendimento da fisiologia do voo, o planejamento da missão e o conhecimento das alterações encontradas em algumas patologias no ambiente aéreo são pontos principais para um resgate seguro.1,3–5 O transporte aeromédico é uma operação complexa, na qual se encontram envolvidos fatores de ordens logística, estratégica e médica, necessitando de trabalho coordenado entre as equipes relacionadas ao processo.

 

A indicação do momento adequado para realizar o resgate aeromédico só deve ser tomada após uma completa análise das condições fisiopatológicas da vítima e das implicações clínicas relacionadas ao voo. Isto é, o sucesso de uma missão aeromédica depende de uma avaliação criteriosa do paciente, de sua estabilidade clínica, de uma equipe bem treinada e equipada para atender às ocorrências clínicas durante o voo. Configura uma importante ferramenta de atendimento, pois reduz o tempo de deslocamento, especialmente quando o tempo estimado da ambulância avançada for superior a 15 minutos.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de:

 

  • entender a fisiologia de voo;
  • planejar o resgate aeromédico;
  • operacionalizar o resgate aeromédico com aeronaves de asas rotativa nos aspectos referentes à assistência em situações de urgência e emergência.

 

  • Esquema conceitual

ATIVIDADE

3. Que fatores estão relacionados à fisiologia de voo? Compare sua resposta com o texto a seguir.

 

4. Conceitue atmosfera. Compare sua resposta com o texto a seguir.

 

5. Por que a densidade da atmosfera diminui com a altura? Compare sua resposta com o texto a seguir.

 

×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login