- Introdução
A retinopatia da prematuridade (ROPretinopatia da prematuridade) é uma doença vasoproliferativa que compromete a retina periférica de recém-nascidos pré-termo (RNPTrecém-nascido pré-termos), em decorrência da vascularização inadequada da retina imatura. É uma das principais causas de cegueira prevenível na infância, e o comprometimento da retina periférica pode levar à cegueira ou a sequelas visuais severas.
Estima-se que dois terços das 50 mil crianças cegas em todo o mundo vivem na América Latina. A proporção de cegueira causada pela ROPretinopatia da prematuridade é muito influenciada pelo nível de cuidados neonatais (disponibilidade de recursos humanos, equipamentos, acesso e qualidade de atendimento) e, principalmente, pela existência de programas de triagem formados por profissionais treinados e capacitados para a realização do diagnóstico tratamento da doença. Por conseguinte, existe grande variabilidade de ocorrência da doença em países desenvolvidos e em desenvolvimento.1-3(B)
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de:
- reconhecer os critérios de classificação da ROPretinopatia da prematuridade;
- identificar questões pontuais nos métodos de exame, diagnóstico e tratamento da ROPretinopatia da prematuridade decorrentes da prática clínica baseadas em evidências.
- Esquema conceitual