- Introdução
A síndrome da morte súbita do lactente (SMSLsíndrome da morte súbita do lactente) é a morte súbita de lactente com idade inferior a 1 ano que permanece sem causa explicada após investigação detalhada do caso, incluindo autópsia, investigação do local de morte e revisão da história clínica.1
A chegada ao pronto-socorro de um lactente previamente saudável, em parada cardiorrespiratória (PCR) por tempo prolongado, é uma das mais difíceis situações enfrentadas na emergência pediátrica, uma vez que, mesmo com os melhores recursos disponíveis, é extremamente improvável o sucesso da reanimação de um paciente nessas condições. Além disso, tal acontecimento gera grande impacto na família desse lactente.
Cabe ao profissional que atua no pronto-atendimento conhecer os possíveis mecanismos e as medidas cabíveis a serem tomadas em caso de possível SMSLsíndrome da morte súbita do lactente. É também essencial que o pediatra adquira conhecimento sobre os fatores de risco e as recomendações de prevenção da SMSLsíndrome da morte súbita do lactente para, em sua prática diária, orientar as famílias.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- reconhecer os aspectos que definem a SMSLsíndrome da morte súbita do lactente;
- reconhecer a epidemiologia da SMSLsíndrome da morte súbita do lactente;
- identificar os possíveis mecanismos fisiopatológicos da morte súbita e o modelo do risco triplo;
- reconhecer os diversos fatores de risco para a SMSLsíndrome da morte súbita do lactente;
- identificar as recomendações para prevenção de SMSLsíndrome da morte súbita do lactente;
- reconhecer as medidas a serem tomadas em atendimento a lactentes com morte inexplicada.
- Esquema conceitual