Entrar

TERAPIA NUTRICIONAL NA CONDUTA DE LESÃO POR PRESSÃO

Ana Gabriella Costa Lemos da Silva

epub-BR-PRONUTRI-C10V2_Artigo2

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer a definição, a classificação e os fatores de risco da lesão por pressão (LP);
  • descrever os métodos de triagem e avaliação nutricional de indivíduos em risco ou com LP;
  • identificar as recomendações energéticas e proteicas para indivíduos em risco ou com LP;
  • descrever as terapias nutricionais recomendadas para indivíduos em risco ou com LP, respeitando a individualidade de cada paciente.

Esquema conceitual

Introdução

As LPs são um problema de saúde frequente em todo o mundo. Elas são uma complicação dolorosa, dispendiosa e frequentemente evitável para a qual muitos indivíduos estão em risco.

Em todo o mundo, a prevalência de LPs em ambientes de saúde corresponde a 0 a 72,5%,1–3 com grandes variações observadas entre diferentes ambientes geográficos e clínicos. Entretanto, parece haver um declínio gradual e contínuo na prevalência da LP ao longo das últimas décadas, em parte impulsionado pelo crescente foco da política internacional de saúde na prevenção dessa condição.4

As taxas de prevalência e incidência de LP são geralmente mais altas em pessoas que apresentam lesões na medula espinhal,5 em recém-nascidos (RNs) e em crianças,6,7 assim como em indivíduos em cuidados intensivos8–10 ou em cuidados paliativos.11,12 Embora as comparações diretas entre os estudos de prevalência sejam confundidas por diferentes metodologias e contextos clínicos, evidências indicam que as LPs são uma preocupação de saúde comum em todo o mundo.

A nutrição desempenha papel vital na prevenção e no tratamento de LPs porque todos os sistemas orgânicos se utilizam de macro e micronutrientes para atender às necessidades nutricionais de crescimento, desenvolvimento, manutenção e reparo dos tecidos do corpo. Indivíduos bem-nutridos têm menor risco de desenvolver LPs do que indivíduos desnutridos, mas tanto indivíduos bem-nutridos quanto subnutridos podem desenvolver problemas de integridade da pele em certas circunstâncias.13

Assim, a inadequação nutricional é fator de risco para a LP, que pode impactar no desenvolvimento, na gravidade e no prolongamento do processo cicatricial. A intervenção nutricional individualizada, determinada conforme a triagem e a avaliação nutricional e que garanta a adequação de nutrientes e hidratação favorece o processo de cicatrização das LPs.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login